O inconcebível sistema de portagens que continua a vigorar em Portugal irá manter afastado, pelo menos nos tempos mais próximos, o Opel Grandland X, o SUV maior da marca alemã. O problema gira sempre em torno do problema de o modelo ser considerado Classe 2, o que condicionará totalmente as suas vendas e só quando o Grandland X puder ser homologado como Classe 1 a Opel o lançará em Portugal.
Voltando ao Opel Grandland X, trata-se de um SUV de 4,48 m de comprimento, mais um produto projectado ainda durante a parceria entre a marca alemã e o Grupo PSA, entes de este a comprar. Utiliza a plataforma dos Peugeot 3008/5008, oferecendo cinco lugares e tracção dianteira com o sistema IntelliGrip. Apesar da base comum, tem um "design" próprio, com um ar robusto e um interior na linha do que a Opel vem fazendo, com um "tablier" já bastante "limpo", graças à nova central de comando do sistema Navi 5.0 IntelliLink.
Embora ainda sem data marcada, sabe-se que o Opel Grandland X virá também a ter uma versão híbrida "plug-in", sendo o primeiro híbrido da marca alemã, se não contarmos com o Ampera que era apresentado como um eléctrico com extensor de autonomia. O Grandland X híbrido não só será o modelo mais potente da gama, como também será o único com tracção integral, pois deverá contar com o motor eléctrico no eixo traseiro.
Pode ser que, nessa altura, já se tenha resolvido o problema de o Grandland X ser Classe 2 nas portagens portuguesas, o que lhe rouba competitividade no mercado nacional. Depois do Mokka X, um êxito em vários mercados europeus, mas modelo pouco mais que residual entre nós por ser Classe 2, a Opel está de novo às voltas com o nosso surreal sistema de portagens…