Pesquisa
Actualidade

Porsche admite mais um ou dois modelos eléctricos

14:01 - 07-10-2016
  6
Porsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricos
Porsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricosPorsche admite mais um ou dois modelos eléctricos
A Porsche poderá vir a ter mais um ou dois modelos totalmente eléctricos, dependendo do sucesso que a berlina Mission E tiver, após o seu lançamento, previsto para 2020. Foi Michael Steiner, responsável pela pesquisa e desenvolvimento da marca alemã quem o revelou, explicando que a nova plataforma desenvolvida para a berlina eléctrica poderá ser adaptada a outros modelos.

Como é óbvio, a Porsche está a ser extremamente cuidadosa com o lançamento do seu primeiro modelo totalmente eléctrico, mesmo se as perspectivas se apresentam animadoras: por um lado, as variantes híbridas "plug-in" que tem lançado, tanto do Panamera como do Cayenne, têm sido um sucesso; por outro, o caminho desbravado pela Tesla mostra que começa a haver grande apetência por berlinas de luxo e altas "performances" com emissões zero.

"O conceito do Mission E dá-nos o potencial técnico de explorar mais esta plataforma", adiantou Steiner. "Por outro lado, este negócio dos automóveis eléctricos está a expandir-se e, a certa altura, há-de crescer de forma bastante rápida. É natural, por isso, que aquele não seja o nosso único automóvel eléctrico. Talvez possamos pensar num segundo e até num terceiro passo e mesmo no que respeita à plataforma do Mission E não há razão para nos limitarmos a um único tipo de carroçaria".

Da forma como o mercado se apresenta, e até como estão as vendas da Porsche, a hipótese SUV é imediatamente levantada quando se fala na hipótese de um outro modelo eléctrico. Michael Steiner não nega que, "com algumas modificações à plataforma do Mission E", esse modelo poderia ser construído. E adianta até que, a ser feito, poderia partilhar tecnologias com o muito falado Audi Q6 EV, o futuro SUV da marca de Ingolstadt de motorização eléctrica. Começam a ser pressupostos demasiado… reais para que não esteja algo a ser, de facto, pensado.

O que parece ser certo é que dificilmente a Porsche avançará para um segundo modelo eléctrico antes de ter uma reacção concreta do mercado à sua berlina Mission E, cujo lançamento já vai implicar um investimento de mil milhões de euros, com a criação de 1400 postos de trabalho. Mas também é verdade que é difícil de encarar um investimento desta monta para um só automóvel. Para mais quando, com estas plataformas eléctricas, se torna bastante mais rápido e menos dispendioso desenvolver segundos e terceiros modelos…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.