Pesquisa
Drive-in

Porsche 917 K espantoso no meio do trânsito

10:58 - 17-05-2021
 
Porsche 917 K espantoso no meio do trânsito

Guiar um Porsche 917 K de 1969 no meio do trânsito intenso de uma grande cidade da Califórnia? Sim, é possível, desde que se peçam as devidas autorizações, como fez o americano Bruce Canepa. 

Agora imagine que está parado num cruzamento, à espera que o sinal vermelho passe para verde, quando o antigo piloto e coleccionador automóvel pára ao seu lado com o bólide. 

Foi uma oportunidade para se ouvir o "canto" do bloco de 4,5 litros e 12 cilindros que equipa o Porsche 917 K recém-restaurado. 

Vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1970 e 1971, o 917 deve seu nascimento a Ferdinand Piech, director técnico da Porsche à época. 

Apresentado no salão automóvel de Genebra de 1969, o super carro de corrida pesa apenas 800 quilos. Para esse peso contribuiu o uso de materiais muito leves e bastante raros para aquela altura, como o alumínio, o magnésio e o titânio. 

Foi o suficiente para explodir os custos de desenvolvimento do carro, que, segundo a lenda, quase colocou em risco o futuro da marca. 

Desde então, o 917 tornou-se lendário graças não apenas ao seu palmarés, mas também ao seu protagonismo no filme Le Mans, com o actor Steve McQueen. 

Uma cópia do carro que entrou nas filmagens foi vendida em leilão, em 2017, por uns colossais 12 milhões de euros! 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.