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Porsche 911 Turbo S foi esquiar… mas para cima!
17:54 - 22-02-2018
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Porsche 911 Turbo S foi esquiar… mas para cima!

Há já três décadas que a Porsche recorre a sistemas de tracção integral nos seus automóveis, muito antes até de sonhar em ter modelos SUV na sua gama… Já antes tinha equipado o 911 com tracção às quatro rodas para o tornar mais fácil e eficaz, desenvolvendo depois a tecnologia ao longo dos anos, até atingir a quase perfeição com o actual Porsche Traction Management (PTM).

Foi, aliás, para o demonstrar que a marca alemã se lançou em mais um desafio, desta vez por terras britânicas, ligando o ponto mais baixo a um dos mais altos do reino de Sua Majestade. Que, como se sabe, não tem grandes elevações mas que, mesmo assim, ainda tem o suficiente para ter uma estância de esqui, na Escócia, em Glenshee. O desafio não foi acompanhar quem deslizava, veloz, montanha abaixo mas sim… subir a encosta, para ver se um 911 Turbo S conseguir dispensar as cadeirinhas que levam os esquiadores até ao topo, a 749 metros de altitude.

A viagem deste Porsche 911 Turbo S de 580 cv começara no Lincolnshire… num ponto situado 10 metros abaixo do nível do mar. Ao fim de 643 km de viagem, aí estava o carro alemão pronto a subir a encosta o que, pelo que se vê no vídeo, conseguiu sem dificuldade de maior, a não ser as constantes contra-brecagens do condutor. De notar que usou pneus perfeitamente normais sem pregos que teriam ajudado ainda mais na tracção.

Porsche 911 Turbo S foi esquiar… mas para cima!

A Porsche atribui a elevada capacidade de tracção ao novo sistema PTM que consegue fazer a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro em apenas 100 milisegundos, garantindo que a força está sempre nas rodas que têm mais aderência. E fazem-no de forma muito sensível para evitar que o controlo de estabilidade (na Porsche conhecido por PSM) entre em acção, cortando a potência necessária ara subir o monte.

É toda esta tecnologia que consegue colocar, mesmo sobre um piso difícil como a muita neve que cobria a descida… transformada em subida de Glenshee, os 580 cv e os 750 Nm debitados por motor "boxer" de seis cilindros, 3,8 litros e biturbo. Um poderio que, em piso seco, lhe permite atingir os 100 km/h em apenas 2,9 s e acelerar até aos 330 km/h. Não foi isso que se pretendeu nesta prova, mas apenas exibir a incrível capacidade de tracção deste carro em tão difíceis condições!

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