O 911 GT2 EVO de 1992 faz parte da história da Porsche. Foi a última evolução dos Type 993, antes da apresentação dos Type 996.
É uma raridade, porque apenas foram produzidas 11 unidades – o número exigido pela federação internacional (FIA) para a homologação que permitiu à marca alemã evoluir o modelo para os campeonatos FIA GT1 – e porque está equipado com um motor boxer biturbo de 3,6 litros com 610 cv e 665 Nm, atingindo a potência mais elevada de sempre de um motor Porsche refrigerado a ar.
A IMAGEM está mais próxima da pista do que da estrada, o que é natural num carro desenvolvido para a competição. O "avental" dianteiro; as tomadas de ar volumosas, que conduzem aos radiadores de óleo; os guarda-lamas largos e a aerodinâmica radical, sublinhada pelo volumoso "aileron" traseiro biplano, marcam o estilo de um automóvel que afirma a tradição desportiva da marca alemã.
HABITÁCULO. A imagem exterior tem uma relação natural com a de um automóvel de competição, onde tudo o que é supérfluo é retirado para minimizar o peso.
Este não é um Porsche para andar na estrada: é um modelo destinado a garantir toda a eficácia em pista. Só assim foi possível chegar a um peso de 1 100 kg.
A unidade que mostramos na galeria de imagens percorreu 7 000 km, mas mantém as mesmas características com que saiu da fábrica em 1996. Será leiloado a 2 de Novembro em Dallas, nos EUA, e o seu valor poderá superar os 1,6 milhões de euros...