Será durante o mês de Agosto que ficaremos a conhecer o SUV compacto que passará a ser produzido na fábrica da Autoeuroepa, em Palmela. Baseado no "concept" T-Roc, apresentado em 2014, este SUV ficará situado na gama da VW ligeiramente abaixo do Tiguan.
Esta é a mais importante revelação, pelo menos para Portugal, do plano de lançamento das Volkswagen para o ano em curso (carregue na imagem abaixo), exibido durante a cerimónia anual de apresentação de resultados. Onde, apesar de todos os gigantescos problemas derivados do "Dieselgate", ainda assim o Grupo VW conseguiu anunciar lucros avultados!
Plano Volkswagen
Em relação aos lançamentos, convém explicar que o quadro exibido inclui os produtos para a Europa (EU), América do Sul (SAM), China (CN) e América do Norte (NAR). Começamos, assim, com alguns modelos que já não são novidades, como o grande SUV Atlas para vender no mercado norte-americano, bem como o
Tiguan AllSpace, que também há-de chegar à Europa. A América do Sul vai receber o "restyling" do up!, enquanto a Europa conheceu agora o
Arteon, a nova berlina de ar desportivo, colocada acima do Passat.
A partir daqui, as coisas ficam mais interessantes. Em Junho a VW irá desvendar o novo Polo, esperando-se um carro totalmente novo, já que o que está à venda desde 2014 é, na verdade, uma profunda actualização do modelo de 2009. Em Agosto chega, por fim, a altura de conhecermos o tão esperado novo modelo que dará um novo fôlego à fábrica da Autoeuropa!
Conhecido apenas como T-Roc, a designação do "concept" que está na sua base, é até provável que mantenha o nome no carro de série. A produção irá arrancar no início do segundo semestre mas a revelação do carro só deverá ocorrer em Agosto e o lançamento comercial no final do ano. Terá versões com tracção dianteira e 4x4 e motores 1.0 TSI, 1.5 TSI e 2.0 TSI, nos gasolina, e 1.4 TDI e 1.6 TDI nos Diesel. O T-Roc deverá ser uma das grandes estrelas da VW no salão de Frankfurt.
Para receber este modelo, a VW investiu cerca de 670 milhões de euros na Autoeuropa e contratou mais 1500 pessoas, para voltar a trabalhar em três turnos. Com a produção em pleno, o que já se espera para 2018, a fábrica de Palmela (que é o segundo maior exportador nacional) poderá chegar aos 200 mil automóveis por ano!
Na mesma altura, a VW desvendará também o Phideon, uma grande berlina destinada a substituir o Phaeton mas apenas no mercado chinês. Novembro será, de novo, mês de importante lançamento, com a nova geração do Touareg a ser desvendada, quase de certeza, no salão automóvel de Los Angeles. No mesmo mês, a América do Sul ficará a conhecer o Virtus que é, basicamente, a versão três volumes do Polo.
Por fim, o ano terminará com o lançamento do novo Jetta no mercado norte-americano. Como se vê, um plano bem preenchido de lançamentos para a VW quer está a fazer um enorme esforço para deixar para trás, e o mais rápido possível, todo o escândalo com os Diesel que tanto prejudicou a sua imagem.