Ansioso para que tenha um fim rápido a quarentena imposta pelo novo coronavírus e dar uma saltada à praia num radioso dia de sol? E se essa passeata fosse ao volante de um icónico ‘Pão de Forma’? Seria ouro sobre azul! Mas eis que essa ideia está mais perto de ser uma realidade do que possa imaginar.
A divisão de veículos comerciais da Volkswagen revelou esta semana a nova e-Bulli, uma Samba Bus T2 de 1966 convertida ao mundo da electricidade.
O modelo já deixou o campo das hipóteses, já que a eClassics, parceiro da marca germânica, está já a propor versões completas da e-Bulli.
A substituir o motor ‘boxer’ a gasolina de quatro cilindros, com 44 cv e 102 Nm, está agora um propulsor eléctrico de 83 cv e 212 Nm, idêntico ao que equipa o Volkswagen e-Up, montado na traseira e ligado a uma caixa automática de uma velocidade.
Uma bateria de 45 kWh de iões de lítio oferece uma autonomia superior a 200 quilómetros, podendo ser carregada até 80% em 40 minutos a 50 kW.
A velocidade máxima está limitada electronicamente a 130 km/hora para proteger a autonomia mas, mesmo assim, é bem superior aos 105 km/hora originais do modelo convencional.
Como é bom de ver, a única semelhança entre a Volkswagen e-Bulli e a ‘pão de forma’ original está apenas nas suas formas, com pequenos retoques, como são os faróis e farolins em LED.
A carroçaria está pintada nos tons Laranja Energético Metalizado e Areia Dourada Metalizado Basso.
O interior foi também totalmente revisto, bem patente no piso em madeira maciça e na manete da caixa automática de velocidades.
O painel de instrumentos compreende um novo velocímetro, um botão de ignição, e um rádio digital no melhor estilo ‘retro vintage’.
Aos mais ansiosos por agarrar nesta carrinha, dizemos que está a ser vendida na Alemanha por 64.900 euros. Aproveite e reviva os anos 60 de paz e amor!