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Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!

12:10 - 06-12-2016
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Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México vão banir os diesel!
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Os presidentes dos municípios de Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México chegaram a acordo para banir os veículos diesel das "suas" cidades até 2025. Esta proposta tem como principal objectivo melhorar a qualidade do ar reduzindo o óxido nítrico e dióxido de nitrogénio (NOx) e as emissões de partículas dos motores a diesel.

Esta questão sempre esteve presente nos últimos anos mas saltou para as manchetes dos jornais de todo o mundo quando o escândalo do Dieselgate "rebentou". Em causa está o software desenvolvido pela Volkswagen que manipulava as emissões dos motores diesel no momento em que eram sujeitos a testes.

Mas esta é apenas uma parte da história. É que para além das suspeitas que o "dieselgate" levantou, os motores diesel têm sido alvo de um enorme escrutínio desde que se descobriu que existem pequenas partículas de fuligem durante a combustão que não ficam retidas nos filtros de partículas. E além de provocarem uma poluição visível, está provado que estas partículas conseguem penetrar nos pulmões e despoletar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O anúncio foi feito durante a cimeira C40, onde 40 cidades debatem estratégias para combater as alterações climáticas, mas os presidentes de câmara das quatro cidades não adiantaram quando é que esta proibição terá início nem em quantas fases poderá ser dividida.

"A fuligem dos veículos diesel está entre os maiores contribuintes para as doenças e para o aquecimento global"
, afirmou Helena Molin Valdés, directora da secretaria da coalizão do clima e do ar limpo das Nações Unidas. Giorgos Kaminis, presidente da Câmara de Atenas, acredita que esta posição "é apenas o primeiro passo rumo à proibição total dos carros nas cidades".

Os números são impressionantes – a publicação inglesa "The Guardian" garante que cerca de três milhões de pessoas morrem prematuramente todos os anos por culpa das partículas produzidas pelos veículos diesel – e já toda a gente percebeu que terão de ser tomadas medidas radicais. 

Recorde-se que a cidade de Paris é pioneira neste tipo de medidas "anti-diesel", uma vez que já proibiu automóveis construídos antes de 1997 de circular na cidade. E o caso parisiense é mesmo dos mais graves da Europa e já obrigou a que fossem tomadas medidas excepcionais, como a circulação alternada. Esta terça-feira apenas os automóveis com o número de matrícula par podem circular nas ruas da capital francesa e nos seus subúrbios (com excepção feita aos híbridos, eléctricos, veículos de emergência, táxis, autocarros escolares, camiões refrigerados e veículos com três ou mais pessoas a bordo), sendo que os responsáveis da cidade tornaram os transportes públicos gratuitos durante o dia de hoje para que as pessoas tenham uma alternativa válida ao automóvel. E se esta medida não é uma novidade (também já foi adoptada em Lisboa), é certo que se tornará mais comum nos próximos anos.

E se Lisboa seguisse o exemplo?

A capital portuguesa, à imagem do que acontece no resto do mundo, tem vindo a registar elevados níveis de poluição nos últimos anos, sobretudo no que ao dióxido de azoto diz respeito. E no ano passado Lisboa surgiu na penúltima posição num ranking de 23 cidades europeias que avalia o empenho na redução dos níveis poluentes.

São "cartões de visita" que a capital portuguesa não deseja nem precisa, pelo que é seguro afirmar que mais tarde ou mais cedo Lisboa também vai colocar um travão aos diesel.

Ainda assim, este é um assunto que não será discutido antes das próximas eleições autárquicas…
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