Pesquisa
Actualidade

Painel de instrumentos do Ford GT veio do futuro!

18:16 - 12-01-2017
  170
Painel de instrumentos do Ford GT veio do futuro!
O novo Ford GT vai contar com um painel de instrumentos digital de 10 polegadas que mais parece ter saído do futuro.

Longe do painel analógico e cheio de botões do Ford GT original, este novo display tem como objectivo apresentar a informação de forma mais rápida e organizada, escolhendo apenas o que é mais vital que o condutor veja naquele determinado momento com base nos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Wet, Sport, Track e V-Max.

Painel de instrumentos do Ford GT veio do futuro!


"O foco e a atenção do condutor são fundamentais com este nível de performance"
, afirmou Jamal Hameedi, engenheiro chefe da Ford Performance. "Desenhámos o GT com um elegante painel de instrumentos digital que muda dependendo do modo de condução de uma forma importante e prática para o condutor", concluiu.

O projecto inicial foi testado por Scott Maxwell, vencedor de Le Mans, que foi convidado para o laboratório de simulação do Ford GT para dar feedback aos engenheiros, sendo que foi ele que sugeriu mudar o tacómetro para que a visualização periférica seja melhor.

No que aos modos de condução diz respeito e tal como referimos acima, estão disponíveis cinco modos diferentes que podem ser facilmente seleccionados através de um "controlo" montado no volante, o que permite que o condutor possa "navegar" entre os vários modos sem precisar tirar os olhos da estrada durante muito tempo.

No modo "Normal", o design é bastante convencional, com o velocímetro ao centro, a selecção de mudança à direita e o combustível e temperatura à esquerda. Se passarmos para o modo "Wet", o display assume um visual azul, com gráficos que simulam o brilho do asfalto molhado para lembrar o condutor de que tem este modo activado e das condições que se verificam no exterior.

Depois, se optarmos pelo modo "Sport", o display sofre uma reorganização de forma a priorizar as informações. Ao centro surge a selecção de mudança, por troca com o velocímetro que "avança" para o lado direito, perdendo assim relevância. Já o modo "Track" combina um fundo preto para melhorar a leitura dos textos e gráficos. Por fim, o modo "V-Max" utiliza um "look" completamente diferente, com um velocímetro ao centro e de maiores dimensões, que acaba por "roubar" toda a atenção. Do lado esquerdo aparece o nível de combustível e à direita surge a temperatura, pressão do óleo e temperatura do óleo.

"Perdemos uma enorme quantidade de tempo a aperfeiçoar isto", atirou Nick Terzes, engenheiro supervisor para o Ford GT, que acrescentou que "o resultado é simples, mas alcançar o simples pode ser um desafio bastante difícil".

Este painel de instrumentos 100 por cento digital pode ser já uma realidade para os futuros donos do supercarro da marca da oval azul, mas a Ford já confirmou que o objectivo passa por incorporar esta tecnologia em todos os modelos da marca no futuro. Resta saber quanto tempo ainda teremos de esperar…
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.