Já ninguém esperava por mais um Zonda vindo da casa Pagani, mas a paixão do próprio Horacio Pagani levou-o a inventar esta versão especialíssima que apresentou em Pebble Beach, o local onde ela poderia ser mais admirada: o Pagani Zonda HP Barchetta é um "roadster" surpreendente de que deverão ser feitas apenas três unidades, sendo que uma ficará na colecção privada do próprio Horacio Pagani.
Lançado em 1999, este superdesportivo nascido da paixão de um perfeccionista apaixonado por automóveis de altíssimas "performances" deveria ter durado, no máximo, até 2013. Entretanto a Pagani lançou o novo Huayra, mais avançado e rápido mas, apesar disso, os pedidos para séries especiais, exclusivas e únicas não pararam e o Zonda nunca chegou a morrer! Será o HP Barchetta o último? Ninguém arrisca esse veredicto!
Esta versão destaca-se não só pelo pára-brisas mais baixo pela falta da parte superior da moldura, mas também pela aerodinâmica muito cuidada em que se destaca de forma óbvia a elevada asa traseira e uma… mistura de elementos de outras séries especiais do Pagani Zonda. É o caso da semi-cobertura das rodas traseiras, vista no Zonda ZoZo, modelo único encomendado há dois anos por um empresário japonês, dono do maior centro comercial nipónico, o "ZoZotown"…
Conta também com uma entrada de ar em fibra de carbono ao estilo do Zonda Cinque, um enorme difusor traseiro e um delicioso detalhe das enormes rodas (20’’ à frente, 21 ‘’ atrás) terem cores diferentes, azuis de um lado, douradas do outro. O interior foi alvo também de trabalho muito cuidado e pormenorizado, em branco na sua quase totalidade, apenas com alguns detalhes em "tartan" nos bancos "emprestados" pelo Huayra.
Este Zona HP Barchetta continua a usar o motor V12 de origem Mercedes-AMG que tem equipado a denominada "Série 760" – Lewis Hamilton possui um exemplar personalizado –, com 7,3 litros e 760 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Será este, de facto, o último Zonda, ao fim de 18 anos de vida? Sinceramente que duvidamos…