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Pagani Imola Roadster: luxo e potência para oito afortunados

14:29 - 27-11-2023
 
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É uma fantástica obra de arte para apenas oito afortunados: nada mais, nada menos do que um fantástico super descapotável derivado do Pagani Imola.

Mais do que um simples roadster, trata-se antes de uma sinfonia de potência, elegância e perfeição tecnológica.

Na sua génese está a fusão do melhor que comportam o Huayra BC Roadster e o Huayra R.

Aerodinâmica de excepção

A definir o novíssimo Pagani Imola Roadster está uma estética fascinante com princípios aerodinâmicos de excepção.

As aberturas nas cavas das rodas reduziram a pressão à frente para beneficiar a estabilidade e melhorar o fluxo de ar para os apêndices aerodinâmicos traseiros.

Assinala-se ainda a enorme barbatana central para minimizar a turbulência, apoiada pelo colector de ar e os suportes da asa traseira integrados no capô.

A adopção destas soluções cria uma força descendente de 600 quilos a 280 km/hora, o que não deixa de ser fabuloso para um carro que pesa 1.260 quilos.`

Para a sua leveza contribuíram o uso de materiais compósitos avançados, como o Carbo-Titanium HP62-G2 e o Carbo-Triax HP62.



O bloco onde assentam os farolins foi actualizado com as novas saídas de ar para extraírem o ar quente dos arcos das rodas.

Além de beneficiar o arrefecimento dos travões e a força descendente atrás, é ainda apoiado pelo enorme extractor e pelo imponente splitter traseiro para aumentar a aderência à estrada.

Braços oscilantes duplos independentes em liga de alumínio, molas helicoidais e amortecedores controlados por via electrónica proporcionam a estabilidade e o controlo de direcção necessários.

E, a saltar à vista estão as jantes em alumínio forjado de 21 polegadas à frente e 22 atrás, calçadas por pneus Pirelli P Zero Trofeo R 265/30 R21 e 355/25 R22.

Potência brutal

Nada discreta é a entrada de ar no topo para maximizar a eficiência do V12 biturbo de 6.0 litros desenvolvido pela Mercedes-AMG.

Afinal, são 850 cv de potência às 5.600 rotações por minuto e 1.100 Nm de binário disponíveis entre as 3.600 e 5.600 rpm.

A passar todo este poder às rodas traseiras está uma transmissão automática sequencial Pagani by Xtrac de sete relações com diferencial electro-mecânico.

Não são indicados tempos para os zero aos 100 km/hora ou mesmo 200 km/hora, com a velocidade máxima limitada nos 350 km/hora.

E o exclusivo sistema de escape, com quatro ponteiras em titânio e cerâmica, garante que o som do V12 será tão impressionante quanto o seu desempenho.

Interior selecto

O interior do Pagani Imola Roadster mostra um posto de condução de outra dimensão, com o olhar a perder-se em cada pormenor.

Atente-se na madeira carbo com a pele finamente estampada nos bancos, tabliê e painéis das portas, sem esquecer os elementos mecânicos.

Satisfeita a contemplação, como a insígnia italiana destaca, não resta mais do que assumir a condução sentado nos bancos monocasco em fibra de carbono.

Sem preços definidos para este Pagani Imola Roaster, a única referência está nos mais de 6 milhões de euros que custa o coupé original de que descende.

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