Pesquisa
Actualidade

Os novos SUV de 7 lugares estão a matar os monovolumes

10:40 - 06-11-2016
  21
Os novos SUV de 7 lugares estão a matar os monovolumes
Ninguém duvida de que os SUV são a fórmula do momento e esta tipologia está a condenar os monovolumes, retirando-lhes espaço do mercado. A situação só não é mais evidente porque a maioria dos construtores começou por apostar em SUVs compactos, mas a oferta está a diversificar-se. Cada vez há mais propostas de sete lugares e dimensões exteriores e interiores ao nível de modelos como o VW Sharan ou o SEAT Alhambra, que podem ser vistos como os grandes resistentes no universo dos monovolumes, que marcas como a Renault já deixou de lado, ainda de que de uma forma discreta…

Renault Espace


RENAULT ESPACE. Em 1984 a Renault espantou o mercado com o lançamento do monovolume Espace, que foi anunciado como a solução para o futuro da mobilidade familiar. É verdade que os franceses mudaram muitas mentalidades e tiveram vários seguidores. Mas como nada é eterno há sempre novas tendências e depois do "boom" da oferta, a procura começou a encontar novas soluções e nos últimos tempos a marca francesa foi das primeiras a reagir. A "nova" Espace apareceu em 2014, mas a Renault esqueceu o conceito monovolume e decidiu classificá-lo como crossover porque o mercado procura um novo tipo de arquitectura. Mas a Renault não está sozinha nesta opção e há mais quem esteja a orientar-se para outros caminhos.

Peugeot 5008


PEUGEOT 5008. A Peugeot apostou de forma clara e evidente no mundo dos SUV. Depois do 2008 e do novo 3008, que está a chegar ao mercado nacional, a ofensiva vai prosseguir com o novo 5008, que chega a Portugal na Primavera e mostra que os franceses fizeram uma aposta clara: deixaram de lado o actual monovolume e o seu design especifico, para colocar no seu lugar um SUV de sete lugares, com uma arquitectura mais dinâmica.

A carroçaria terá 4,64 metros, uma volumetria semelhante à do Nissan X-trail. A imagem tem muito a ver com o novo 3008 (19 centímetros mais curto), mas há mais pontos comuns como a plataforma modular EMP-2, comum aos dois SUV, apesar da distância entre-eixos diferir em 16,5 centímetros. São os 2,84 metros entre-eixos do 5008 que permitem ganhar espaço para uma terceira fila de bancos onde é possível sentar dois adultos, o que nem sempre acontece neste tipo de modelos.
Ainda não há certezas, mas a opção de sete lugares deve ser um opcional. Mas a Peugeot não é a única a assumir esta opção.

Skoda Kodiaq


GRUPO VW. O Skoda Kodiaq mostra que o Grupo VW está atento a este segmento e se o SUV da marca checa pode chegar ao mercado nacional em Março ou Abril, a sua arquitectura permite antever várias outras alternativas, numa altura em que muitos se questionam sobre o tempo de vida dos "veteranos" SEAT Alhambra e VW Sharan.

A plataforma MQB permitiu criar um SUV com 4,69 metros e um interior espaçoso, que permite uma terceira fila de bancos para acomodar até sete passageiros e garantir uma bagageira com 720 litros (5 lugares), com a possibilidade de "crescer" até aos 2065 litros com os bancos da segunda fila rebatidos (na proporção 60:40).

Volkswagen Atlas


Quando chegar altura da SEAT substituir o Alhambra (nunca antes de 2018) poderá apostar numa proposta semelhante. Mas, antes disso, a marca espanhola está concentrada no novo Ateca, e em 2017 vai apresentar o SUV Arona, de dimensões compactas. A situação da VW é semelhante, embora o leque de escolhas seja maior tanto mais que a marca de Wolfsburgo vai apresentar no próximo Salão de Los Angeles o novo Atlas, um SUV de sete lugares com cerca de cinco metros de comprimento, que sendo pensado para o mercado americano pode chegar a outras latitudes.

Mas se há marcas que descobriram o filão dos SUV, também há "construtores-especialistas" que levam este tipo de opções a outro nível.

Land Rover Discovery


LAND ROVER DISCOVERY. Com 4,97 metros o novo Land Rover Discovery oferece um habitáculo com todo o espaço necessário para sete adultos, mesmo na última fila de bancos, que pode ser escondida sob a plataforma de carga e garantir um volume de carga de 1 231 litros. Para além do espaço e conforto este é um familiar para famílias numerosas e disponibiliza nove entradas USB! Mais há mais: seis tomadas de 12 V, além de um "hotspot" 3G WiFi dentro do carro com capacidade para ligar até oito dispositivos.

Em termos de imagem o novo Discovery está mais elegante do que nunca, mas não perdeu nada ao nível das capacidades fora de estrada, o que aumenta a sua polivalência num universo onde os SUV assumem um estilo "todo-o-terreno", mas aposta na tracção 4x2. O modelo britânico vai estar disponível na Primavera.


Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.