Pesquisa
Notícias

Os 10 museus automóveis que vai querer visitar este Verão

19:28 - 09-08-2019
  5
Museu Alfa RomeoMuseu Alfa RomeoMuseu Alfa RomeoMuseu da BMWMuseu da BMWMuseu da BMWMuseu do CaramuloMuseu do CaramuloMuseu do CaramuloCité de l’AutomobileCité de l’AutomobileCité de l’AutomobileMuseu Ferrari em MaranelloMuseu Ferrari em MaranelloMuseu Ferrari em MaranelloMuseu Jaguar HeritageMuseu Jaguar HeritageMuseu Jaguar HeritageMuseu da LamborghiniMuseu da LamborghiniMuseu da LamborghiniMuseu da MercedesMuseu da MercedesMuseu da MercedesPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumMuseu da PorscheMuseu da PorscheMuseu da Porsche
Museu Alfa RomeoMuseu Alfa RomeoMuseu Alfa RomeoMuseu da BMWMuseu da BMWMuseu da BMWMuseu do CaramuloMuseu do CaramuloMuseu do CaramuloCité de l’AutomobileCité de l’AutomobileCité de l’AutomobileMuseu Ferrari em MaranelloMuseu Ferrari em MaranelloMuseu Ferrari em MaranelloMuseu Jaguar HeritageMuseu Jaguar HeritageMuseu Jaguar HeritageMuseu da LamborghiniMuseu da LamborghiniMuseu da LamborghiniMuseu da MercedesMuseu da MercedesMuseu da MercedesPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumPetersen Automotive MuseumMuseu da PorscheMuseu da PorscheMuseu da Porsche

Museu Alfa Romeo

O Museu Histórico Alfa Romeu foi inaugurado em 1976 para expor os modelos automobilístico da marca que fazem parte da própria colecção da empresa, já que a Alfa Romeo é proprietária de 256 modelos e 150 motores históricos. O museu apresenta uma síntese da evolução da marca expondo 19 dos modelos mais representativos colocados em ordem cronológica. É ainda possível ver ‘Os maestros do estilo’ que expõe nove modelos de design que marcaram época, como o 33/2 Coupè de 1969 assinado pelo grande Pininfarina, e ‘A Escola Italiana’ com os carros realizados entre os anos 30 e 40 pela funilaria Touring e que levam a marca Superleggera.

Museu da BMW

O Museu da BMW, tal como as torres onde está sediado o Grupo bávaro, são ícones da arquitectura da cidade de Munique. Cresceram no início da década de 70, por altura das Olimpíadas de 1972. A história da marca bávara é o reflexo da história da Europa do século XX, marcada por duas guerras mundiais, períodos de euforia económica e recessões graves. O mundo mudou, mas a BMW nunca deixou de privilegiar a excelência da engenharia. As mais variadas exposições recordam as diversas faces da BMW. Um marca que já conta com 100 anos, e a sua história não deixa de ser recordada a todos os visitantes.

Museu do Caramulo

Um dos mais prestigiados museus com colecções automóveis em Portugal, o Museu do Caramulo, tutelado pela Fundação Abel e João de Lacerda, manteve em 2018 a tendência de crescimento registada em 2017 e voltou a superar a marca dos 30 mil visitantes.

Este número deve-se, em grande parte, à aposta estratégica na realização de exposições temporárias, entre as quais a "Porsche: 70 anos de evolução", e aos eventos como o Caramulo Motorfestival, que em 2018 levou cerca de 35 mil pessoas ao Caramulo, registando simultaneamente uma afluência de 3.500 pessoas num só fim-de-semana, um recorde desde a fundação do museu, em 1953.

Cité de l’Automobile

Museu automóvel localizado em Mulhouse, na França. Foi construído à volta da Schlumpf Collection de automóveis clássicos. O museu contém a maior colecção de automóveis em exposição do mundo e tem também a maior colecção da Bugatti.

Museu Ferrari em Maranello

O Museu Ferrari em Maranello encontra-se a celebar os 70 anos da marca e preparou duas exposições:"Under the Skin" e "Rosso Infinito". A exposição "Under the Skin", criada em parceria com o London Design Museum, explora o desenvolvimento criativo e tecnológico da Ferrari ao longo dos anos através de uma série de carros fantásticos, começando logo no 125 S, o primeiro modelo da marca do "Cavallino". A exposição "Rosso Infinito" celebra os 70 anos de história da Ferrari com alguns dos modelos mais exclusivos da marca de Maranello. Os monolugares de Fórmula 1, por exemplo, estão expostos de forma circular e somam algumas das séries mais triunfais da marca italiana na F1.

Museu Jaguar Heritage

A colecção do museu Jaguar Heritage contém mais de 140 veículos históricos. Muitos dos modelos são originais e encontram-se tal como saíram da fábrica, totalmente operacionais. Juntos formam mais de um centenário de história, desde o design automóvel aos avanços na motorização.

Museu da Lamborghini

O museu da Lamborghini em Sant’Agata Bolognese exibe uma exposição em honra ao campeão de Fórmula 1, Ayrton Senna. O evento comemora o primeiro test-drive do brasileiro no Estoril, em 1993, num McLaren equipado com motor Lamborghini. Cada carro de corrida conduzido por Senna estará em exposição, desde o modelo da sua estreia até ao trágico acidente. Este grupo de carros inclui um MP4/8 branco, idêntico ao que foi testado no Estoril, ao lado do seu motor.

Museu da Mercedes

Em dois anos e meio de construção foi criada uma obra arquitectónica que é um exemplar de design. Trata-se do único museu com capacidade para mostrar 125 anos de história da indústria automóvel. Estão presentes 160 veículos e 1.500 objectos expostos são apresentados aos visitantes em dois percursos interligados, que percorrem nove andares com um total de 16.500 m2. O museu apresenta a história emocionante da marca Mercedes-Benz e também uma antevisão do futuro através da área "Fascínio da Tecnologia", onde é possível visualizar o trabalho diário dos engenheiros e técnicos de desenvolvimento da Mercedes-Benz e, em resultado disso, o futuro do automóvel.

Petersen Automotive Museum

O Petersen Automotive Museum está localizado em Los Angeles na Califórnia, Estados Unidos, e é considerado um dos maiores museus de automóveis gerido por uma organização sem fins lucrativos especializada na história do automóvel.

Museu da Porsche

No centro de Zuffenhausen, a cidade satélite de Estugarda, cresceu um arrojado edifício que marca pelo seu traço arquitectónico. É o museu que a Porsche inaugurou em 2009, atraindo desde essa altura milhares de visitantes. Conta com históricos como o 356 Coupé, um modelo que debitava 40 cv de potência e atingia o 140 km/h, e que marca o nascimento da Porsche em 1948. Ao longo de galerias e corredores, cerca de 80 modelos ajudam a percorrer a história da marca. 

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.