Há uma companhia norte-americana que, assumidamente, não só quer seguir o caminho trilhado pela Tesla constituindo uma gama de automóveis puramente eléctricos, como se quer… tornar o seu grande pesadelo! Chama-se Faraday Future, está localizada na periferia de Los Angeles (Califórnia) embora seja maioritariamente detida e financiada por… capitais chineses, em especial do milionário Jia Yueting.
A grande notícia foi o avistamento daquele que será o primeiro protótipo rolante do primeiro modelo da Faraday Future que se espera venha a ser um grande "crossover" de luxo, totalmente eléctrico. O carro em testes, com uma forte camuflagem, foi apanhado num parque de estacionamento de uma zona comercial de Los Angeles e, posteriormente, foi confirmado que estava a ser operado por elementos da Faraday Future.
Caso se trate de um "crossover" contraria, contudo, as primeiras informações e imagens que referiam que o primeiro modelo da FF seria uma luxuosa berlina para concorrer directamente com o Tesla Model S. De qualquer forma, os planos da Faraday Future são utilizar sempre a mesma plataforma, em que as baterias são parte integrante do chassis, podendo depois variar o comprimento e a distância entre eixos, em função do modelo que se pretenda construir. Variando também o tamanho das baterias, para que os automóveis maiores possam ter mais autonomia.
A Faraday Future começou por dar nas vistas quando se apresentou na feira de tecnologia de Las Vegas com um protótipo do que se imagina como desportivo do futuro, o FFZero1 (foto ao lado), com "design" revolucionário e totalmente eléctrico. Mas foi apenas uma jogada de "marketing" para atrair as atenções para os seus ambiciosos planos. Que passam por lançar uma gama completa de automóveis eléctricos e construir, a norte de Las Vegas, uma gigantesca fábrica de mil milhões de dólares para produzir 400 mil veículos eléctricos por ano! Para sonhos deste tamanho… só mesmo em Las Vegas!