A história dos automóveis "made in USA" é feita de exagero, tanto nas dimensões como na cilindrada dos motores. É verdade que nos últimos tempos o bom senso tem vindo a imperar, mas há segmentos – como o dos SUV – onde a tradição ainda é o que era. E, se dúvidas houvesse, bastaria olhar para as propostas das diversas marcas do Grupo General Motors.
CADILLAC ESCALADE. Ao nível do requinte e do luxo, o Escalade é um topo de gama, enorme nos seus 5,18 metros, e mesmo assim tem uma opção de chassis-longo (LWB) com 5,70 metros. Como não poderia deixar de ser, este modelo está equipado com um motor V8 de 6,2 litros de cilindrada com 426 cv de potência. Não deixa de ser curioso que este, como os restantes modelos da General Motors, têm um chassis "primitivo" de chassis e longarinas com suspensões traseiras de eixo rígido.
CHEVROLET TAHOE. Mas se o Cadillac Escalade é o mais requintado dos SUV, o Chevrolet Tahoe é o SUV mais vendido no mercado americano. Apresentado em 2007, mede 5,18 metros de comprimento, passando a contar com um motor V8 de 5,3 litros e 360 cv a partir de 2015. Conta com tracção 4x2 ou 4x4. O chassis de travessas e longarinas é partilhado por outros modelos do Grupo, produzidos pela Chevrolet ou pela GMC.
CHEVROLET SUBURBAN. Pode dizer-se que o Suburban é uma versão "XL" do Tahoe. Utiliza o mesmo motor montado no mesmo chassis, mas a transmissão é total permanente e a carroçaria mede 5,70 metros de comprimento, a exemplo do que acontece com o requintado Cadillac Escalade.
GMC YUKON. Pode dizer-se que o GMC Yukon fica a meio caminho entre as propostas mais populares da Chevrolet, com preços na casa dos 45 mil euros (nos EUA), e o luxuoso Cadillac Escalade, com preços na ordem dos 95 mil euros. Tal como o Cadillac o GMC tem uma versão "normal" com 5,18 metros e a opção XL com 5,70 metros e o preço anda entre os 55 e os 70 mil euros). Está equipado com o motor V8 de 5,3 litros com 360 cv.
A título de curiosidade, refira-se que estes modelos, na sua maioria, podem não ser tão requintados, tão bem construídos ou tão evoluídos em termos tecnológicos como um Audi Q7, um Mercedes GLS ou um Range Rover LWB. Mas são maiores, mais espaçosos e no mercado americano custam quase metade do preço dos modelos europeus.