Pesquisa
Actualidade

O carro-voador do fundador da Google

17:01 - 15-06-2016
  2
O carro-voador do fundador da GoogleO carro-voador do fundador da GoogleO carro-voador do fundador da GoogleO carro-voador do fundador da Google
O carro-voador do fundador da GoogleO carro-voador do fundador da GoogleO carro-voador do fundador da GoogleO carro-voador do fundador da Google
Era, até há pouco tempo, um dos segredos mais bem guardados: Larry Page, um dos fundadores da Google, criou duas empresas que estão a concorrer uma com a outra para a criação de uma espécie de… automóvel eléctrico voador! O sonho de há tantas décadas de ter um carro que sobrevoe os engarrafamentos mas que se possa parar num banal parque de estacionamento de supermercado não morreu e os investimentos já feitos mostram que se trabalha a sério nesse campo…

Segundo revelou recentemente a agência "Bloomberg", é essa a finalidade de uma empresa chamada Zee.Aero criada há três anos, próximo das instalações da Google, em Silicon Valley, na Califórnia. E de que ninguém conhecia bem o nome do dono, nem mesmo a maior parte dos seus 150 empregados… Pois sabe-se agora que se trata de Larry Page que, num projecto meramente pessoal e extra-Google, já investiu cerca de 100 milhões de euros em investigação e desenvolvimento de protótipos.

Que já têm sido testados num pequeno aeródromo das redondezas, mas sempre a horas de pouco movimento e sob algum secretismo, quase não havendo imagens do que pretende ser esse automóvel eléctrico voador… ou um avião eléctrico que pode rodar nas estradas. Pelos desenhos dos pedidos de patentes, percebe-se que tem uma estrutura alongada, aparentemente com um único lugar, tendo depois uma série de rotores na horizontal para levantar e descer na vertical. E que está previsto que se possa parar num normal lugar de estacionamento.

Mas para acelerar o projecto, Larry Page terá decidido colocar alguma pressão sobre a Zee.Aero e, há um ano, fundou a Kitty Hawk, com um objectivo semelhante mas uma estrutura mais pequena e ágil. E agora começou uma corrida contra-relógio para ver quem consegue concretizar mais rapidamente aquele que é o lema inscrito no "site" da Zee.Aero (onde se procuram técnicos muito especializados!): "Desenhamos, construímos e testamos melhores formas de ir de A para B".

Enquanto a Google continua a desenvolver o seu próprio projecto de carro autónomo, com um micro veículo citadino que andará sozinho pelas nossas cidades, um dos seus mentores sonha mais alto, em longas conversas com um outro visionário e seu amigo: Elon Musk, líder de projectos como a Tesla ou o SpaceX. Porque, com o avanço a nível de tecnologia e materiais, prometem-se coisas verdadeiramente incríveis para os próximos cinco a dez anos…

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.