O Grupo Jaguar/Land Rover não pára. Em menos de uma semana divulgou todas as informações sobre o renovado Range Rover Sport, que passou a contar com uma versão Hybrid, e mostrou o seu topo de gama, o Range Rover, que também passa a contar com uma opção que alia um motor a gasolina e um eléctrico (PHEV).
Os dois modelos partilham a mesma plataforma e enquadram-se na estratégia da marca britânica, que já tinha anunciado a criação de versões "electrificadas" para todos os modelos da gama até 2020.
As alterações "são evidentes no desenho da grelha frontal, mais impactante, ou não fosse essa a imagem de marca, mas também na definição dos grupos ópticos, mais afirmativos e mais tecnológicos", com a tecnologia LED, mas também com a opção laser, "que permite projectar a luz até quase 500 metros, tendo em atenção os restantes veículos".
No perfil, "mantivemos a imagem do Range Rover, mas foram adoptados alguns detalhes que fazem a diferença, como os painéis verticais, mais largos, para vincar o carácter". Na traseira, "a simplicidade dos grupos ópticos foi mantida, apesar da evolução, e destaca-se o dinamismo das saídas de escape", bem ao estilo do Range Rover Velar.
O habitáculo foi redesenhado para maximizar o espaço ao nível dos bancos traseiros, num carro que muitos utilizam com motorista. Por isso os bancos posteriores permitem alterar a configuração em termos longitudinais, e um simples botão pode eliminar o banco central, que se transforma num apoio central para dois passageiros. Os bancos até podem ter um sistema articulado, que cria (quase) uma cama...
Na consola central, dois ecrãs de 10,2 polegadas gerem a maioria das funções. O superior integra a gestão do info-entretenimento e o inferior permite controlar as funções conforto, que vão desde o ar condicionado ao apoio/aquecimento/massagem dos bancos. Todos estes comandos podem ser associados aos ecrãs opcionais para os ocupantes dos bancos posteriores.
Está disponível um sistema Wi-Fi, com um hop-spot capaz de integrar oito dispositivos, para já não falar no sistema Connect Pro, que associa o veículo a um smartphone mesmo que o utilizador esteja longe do veículo.
MOTORES. A maior novidade é a proposta híbrida (PHEV) P400e. A grande vantagem passa pelo motor 2.0 turbo a gasolina com 300 cv associado a um motor eléctrico e que, em conjunto, podem debitar 404 cv com um binário de 604 Nm. Esta proposta oferece mais 65 cv do que o 4.4 SDV diesel e custa menos 43.200 euros...
Mas nem tudo são "flores"...
O sistema oferece dois modos de condução: "Parallel Hybrid" e "EV". Na primeira opção, o condutor pode escolher entre a optimização da carga das baterias ou a economia de combustível, dispondo ainda de uma opção "Save" para evitar que o nível de carga chegue abaixo de um nível pré-estabelecido; com a hipótese "Predictive Energy Optimization" (PEO), ao associar um destino ao sistema de navegação, o sistema permite conjugar de forma "inteligente" a economia de combustível, de acordo com o percurso estabelecido.
O "modo EV" permite que o veículo funcione exclusivamente em modo eléctrico de acordo com a autonomia das baterias de lítio (cerca de 45 km), colocadas na bagageira, onde roubam espaço de carga.
Quem não utilize o modo de carga das baterias com o motor, pode carregá-las numa "wall box" específica. A operação demora (para carga total) 2h 45m, um tempo que chega às 7h 30m com o cabo de série (10 A) proposto de série. É o grande óbice deste tipo de propostas...
Preços do novo Range Rover
Diesel SWB |
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3.0D TDV6 |
258 cv 4WD Auto |
HSE |
131.775 € |
3.0D TDV6 |
258 cv 4WD Auto |
VOGUE |
140.994 € |
3.0D TDV6 |
258 cv 4WD Auto |
Autobiography |
159.056 € |
4.4D SDV6 |
339 cv 4WD Auto |
VOGUE |
169.402 € |
4.4D SDV6 |
339 cv 4WD Auto |
Autobiography |
187.342 € |
Híbridos SWB |
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2.0PHEV |
404 cv 4 WD Auto |
VOGUE |
126.275 € |
2.0PHEV |
404 cv 4 WD Auto |
Autobiography |
142.641 € |
Gasolina SWB |
|||
5.0 V8 S/C |
525 cv 4WD Auto |
VOGUE |
181.532 € |
5.0 V8 S/C |
525 cv 4WD Auto |
Autobiography |
199.291 € |
5.0 V8 S/V |
565 cv 4WD Auto |
Autobiography |
234.991 € |
Diesel LWB |
|||
3.0D TDV6 |
258 cv 4WD Auto |
VOGUE |
146.732 € |
3.0D TDV6 |
258 cv 4WD Auto |
Autobiography |
163.947 € |
4.4D SDV6 |
339 cv 4WD Auto |
VOGUE |
175.201 € |
4.4D SDV6 |
339 cv 4WD Auto |
Autobiography |
192.326 € |
Híbridos LWB |
|||
2.0PHEV |
404 cv 4 WD Auto |
VOGUE |
130.341 € |
2.0PHEV |
404 cv 4 WD Auto |
Autobiography |
147.520 € |
Gasolina LWB |
|||
5.0 V8 S/C |
525 cv 4WD Auto |
VOGUE |
187.381 € |
5.0 V8 S/C |
525 cv 4WD Auto |
Autobiography |
204.275 € |