Há edições especiais e edições especiais, e a BMW tem muitas. Mas agora, para assinalar o início da produção do novo Série 3 apresentado em Maio, a marca de Munique optou por recuperar o modelo que deu origem a tudo isto: o BMW Série 3 original (E21), o primeiro modelo da sua classe a contar com um bloco de seis cilindros em linha.
O 320 chegou ao marcado no Outono de 1977 e contava com 122 cv de potência, sendo que alguns meses mais tarde acabaria por aparecer uma vertente mais potente, com 143 cv de potência, denominada 323.
Este BMW Série 3 original contava com a cor "Inca Orange" no seu portfólio, antes de trocar para o tom "Phoenix Orange". Como tal, é sem surpresa que o novo BMW Série 3 estará disponível também ele com uma cor laranja, denominada "Sunset Orange". Disponível em dois tipos de carroçarias distintos, berlina ou Touring - versão carrinha -, o novo Série 3 pode ser combinado com três níveis de equipamentos diferentes: Edition Sport Line Shadow, Edition Luxury Line Purity e Edition M Sport Shadow.
As propostas "Sport" distinguem-se das restantes por culpa das inserções pretas nos grupos ópticos dianteiros e traseiros, pela grelha com acabamento preto, jantes de 18 polegadas exclusivas, entradas de ar com apontamentos a preto e saídas de escape também elas pretas. Estes detalhes garantem-lhe uma proposta com um visual mais agressivo. Mas se optar pela variante M Sport Shadow este carácter desportivo fica ainda mais vincado, graças ao "Pack" aerodinâmico e às jantes com assinatura "M".
Já a Luxury Line Purity, tal como o nome sugere, é uma versão mais requintada deste Série 3. Destacam-se os acabamentos elegantes em alumínio - que se pode encontrar na moldura das janelas, na grelha frontal, entradas de ar e pára-choques posterior - e as jantes de 17 polegadas com um desenho exclusivo.
Também os acabamentos do habitáculo variam de acordo com a versão escolhida, sendo que as propostas "Sport" contam com diverso "lettering" M por todo o interior, ao passo que a variante "Luxury" é marcada pelos bancos e pele e pelos apontamentos em madeira combinados com detalhes em alumínio.
As três edições acima referidas contam com luzes LED de série e faróis de nevoeiro, um "update" que acompanha o que foi feito nos novos modelos da família Série 3. Este Série 3 de inspiração "retro" pode ser encomendado com várias motorizações, sendo que a proposta de entrada começa no bloco diesel de 116 cv do 316d e "sobe" até ao bloco de seis cilindros em linha de 326 cv do 340i.
Recorde-se que o Série 3, apresentado em 1975 como substituto do Série 2, já ultrapassou os 15 milhões de unidades vendidas, um número que faz dele o modelo mais vendido da história da marca da Baviera.