Pesquisa
Novos Modelos

Novo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo Sportback

16:21 - 26-11-2024
 
Novo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo Sportback
Novo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo SportbackNovo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo Sportback
Novo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo Sportback
Novo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo Sportback

Estreado que foi o Audi Q5 no início de Setembro, era uma questão de meses até chegar a variante Sportback às estradas europeias, e sempre em modo electrificado.

Novo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo Sportback

Uma novidade que já não tem o impacto de outrora, após as marcas premium terem aderido à moda dos SUV coupés para uma clientela que exige maior exclusividade ao volante.

A compor a nova proposta estão os acabamentos Advanced e S line, com o desportivo SQ5 a ter uma personalização distinta.

Evolução natural…

Já na segunda geração, o Q5 Sportback mostra uma consistência estética mais conseguida, com as linhas a fluírem de forma mais natural, como se percebe na descida suave do tecto sobre a traseira.

O espírito desportivo está patente na pequena asa superior a prolongar o tejadilho, realçada por um difusor nada discreto que na variante SQ5 é prateado, com as quatro ponteiras de escape na mesma tonalidade.

A frente é distinguida pela inevitável grelha Singleframe, circundada por largas entradas de ar que no topo de gama são emolduradas em prata, enquanto atras se destaca a faixa luminosa a unir os farolins.

As ópticas mais afiladas dão-lhe um visual bem mais personalizado, enquanto a linha ascendente das cavas da rodas até ao pára-choques traseiro lhe dão uma aparência dinâmica, mesmo sem estar em movimento.

Novo Audi Q5 ganha mais personalidade em modo Sportback

O conjunto é realçado por jantes em liga leve de 18 ou 19 polegadas, sendo de 20 no topo de gama substituíveis em opção por rodas forjadas de 21 polegadas.

… sempre como familiar

Cosmética à parte, o Q5 Sportback reassume a postura familiar com uma bagageira de 515 litros (470 para o S Q5), extensível até aos 1.415 litros com os bancos traseiros rebatidos.

As dimensões quase não se alteram face ao antecessor, espraiando-se por 4,72 metros de comprimento com a distância entre eixos a fixar-se nos 2,82 metros.

Os acabamentos a bordo mantêm-se com uma qualidade e bom gosto irrepreensíveis, como se quer num premium.

O posto de condução é definido pelo visor panorâmico MMI, a juntar a instrumentação e o infoentretenimento, , com o acompanhante a ter opcionalmente direito ao seu ecrã próprio.

A nova arquitectura electrónica com Google integrado oferece uma conectividade optimizada e inúmeras funções e equipamentos; até um avatar pode ser criado para auxiliar o condutor a usar o sistema.

Quanto aos apoios à condução, a marca dos quatro anéis indica que o controlo da velocidade de cruzeiro, a manutenção de faixa e a assistência ao estacionamento são de série logo na entrada na gama.

GPS com realidade aumentada projectada no visor head-up, assistente de voz baseado em inteligência artificial, e funções de conforto como bancos eléctricos aquecidos e ventilados também integram a oferta.

À espera do híbrido plug-in

No campo das motorizações, não há diferenças neste Q5 Sportback em relação ao SUV convencional a partir do qual evolui mas para o nosso país, nesta primeira fase, apenas estão previstas duas motorizações.

A entrada na gama faz-se com o 2.0 TDI quattro de 204 cv e 400 Nm com tecnologia MHEV Plus, com o propulsor eléctrico suportado pela bateria de 1,7 kWh a dar mais 18 kW (24 cv) e 230 Nm.

A passar potência e binário às quatro rodas está a reconhecida transmissão automática S tronic de dupla embraiagem com sete relações.

O topo de gama, que é também mild hybrid, é ocupado pelo SQ5 TFSI alimentado por um V6 turbo de 3.0 litros com 367 cv e 550 Nm, números reforçados com a mesma potência e binário do motor eléctrico do turbodiesel.

O desportivo tem a velocidade máxima trancada electronicamente nos 250 km/hora, bastando-lhe 4,5 segundos para acelerar dos zero aos 100 km/hora.

Mais tarde chegarão as versões híbridas plug-in, com a bateria de 25,7 kWh brutos a oferecer uma autonomia eléctrica superior a 100 quilómetros.

Todas as propostas têm direcção progressiva melhorada, amortecedores clássicos de série mas com adaptação passiva às deficiências do piso, podendo optar-se pela adaptativa com suspensão pneumática.

O lançamento oficial do Audi Q5 Sportback no nosso país está previsto para o início do próximo ano, altura em que deverão ser divulgados os preços das diversas variantes; na Alemanha a gama arranca nos 54.800 euros.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.