Ainda ontem aqui
trazíamos as primeiras imagens do futuro BMW X2, cuja apresentação pública está agendada para meados de Setembro, no salão de Frankfurt, divulgadas por um blog. Mas hoje foi a própria marca a exibir novas imagens do seu novo "crossover", ainda e sempre com a camuflagem em tons de amarelo, cinza e preto a disfarçar os detalhes finais, mas deixando perceber perfeitamente os volumes e as formas que o X2 terá.
Vale, por isso, a pena recuperar as informações que ontem adiantámos, não oficiais porque, quando a dados concretos, a BMW não abre a boca, reservando todos os pormenores para a altura em que mostrar o X2 sem esta "burca fotográfica"… E estas imagens confirmam o que já tínhamos percebido nas que divulgáramos ontem: o BMW X2 de produção irá manter, no geral, a silhueta do "concept" que brilhou no último salão de Paris e a nova interpretação da típica grelha da BMW, com os "rins" muito mais largos e imponentes. Também há a destacar o facto de a entrada de ar inferior ter um peso visual mais forte que a grelha, o que é invulgar nos BMW, mesmo na gama X.
Embora também tenha número par, o X2, ao contrário do X4 e X6, não terá carroçaria com a traseira inclinada, a mimetizar um "coupé", sendo antes um automóvel que se destaca pelo ser ar compacto e musculado que lhe confere um aspecto muito mais desportivo (para combater o Range Rover Evoque) que o seu "irmão" X1 com quem partilhará muitos componentes.
Nomeadamente a plataforma UKL1 de tracção dianteira (também usada no Mini Countryman) e que o Grupo BMW se prepara para utilizar num total de 23 modelos! Também a nível de motores o X2 seguirá a família X1, com propulsores de três e quatro cilindros e potências entre os 116 e os 231 cv. Para condizer com a sua imagem musculada e desportiva, diz-se que haverá uma versão desportiva denominada X2 M35i xDrive com 300 cv.
Esta deverá ser, aliás, a única variante com tracção integral de série, pois todas as outras deverão ter tracção dianteira, propondo o sistema de quatro rodas motrizes xDrive como opcional. E, quase sempre, em conjunto com caixa automática.
O BMW X2 será oficialmente apresentado no salão de Frankfurt, a meio de Setembro, numa altura em que já estarão a ser produzidas as primeiras unidades, na fábrica de Regensburg, onde também é feito o X1. A comercialização deverá começar ainda antes do final deste ano, com o X2 mais barato a ficar em torno (estimativa nossa) dos 38 mil euros.
Com este modelo, a família "X" da BMW fica completa… até ao 6, mas já se espera pelo X7 que será o SUV mais luxuoso da marca de Munique, encontrando-se em fase final de testes.