Pesquisa
Actualidade

Noruega tem 22 mil milhões para pontes subaquáticas

12:00 - 03-08-2016
  12
Noruega tem 22 mil milhões para pontes subaquáticas
A Noruega é, entre outras coisas, conhecida pelos seus fiordes. E apesar de não haver discussão face à sua beleza, é fácil perceber que não é muito cómodo para os noruegueses ter de recorrer constantemente a ferry-boats para poder "circular" com os automóveis. E este é o principal motivo pelo qual o governo norueguês está a planear um investimento na ordem dos 22 mil milhões de euros para construir pontes subaquáticas para atravessar vários fiordes do país.

À primeira vista parecem túneis, mas o termo mais correcto é "pontes flutuantes submersas", que poderão ser colocadas até cerca de 30 metros de profundidade. A solução encontrada passa por recorrer a dois "tubos", para que o trânsito possa fluir nas duas direcções e, com isso, reduzir a probabilidade de engarrafamentos.

Por esta altura deve estar a pensar que as pontes convencionais poderiam resolver o problema por uma fracção do dinheiro. Mas os fiordes são demasiado largos e profundos, o que a combinar com a paisagem rochosa e o mau tempo impossibilitam essa solução.

Por se tratar da primeira execução deste género em todo o mundo, até à sua inauguração, que está prevista para 2035, serão muitos os problemas que vão surgir, até porque ainda não há uma solução que permita perceber como os suportes que vão estar a flutuar vão conseguir aguentar a força das correntes e a agitação da água.

Noruega tem 22 mil milhões para pontes subaquáticas





Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.