A Nissan juntou-se à Mackie’s of Scotland, uma produtora de gelados, para criar um novo protótipo que antecipa aquilo que será a carrinha de gelados do futuro. Denominada Ice Cream Concept, esta versão tem por base a carrinha e-NV200 mas conta com vários elementos únicos que fazem dela uma proposta revolucionária.
A maior diferença está na traseira, que foi totalmente redesenhada e convertida numa banca de venda de gelados. Há uma janela lateral para facilitar o serviço e os clientes não só podem pagar com dinheiro como podem recorrer aos cartões "contactless" ou aos cartões virtuais no smartphone.
Todo o equipamento necessário para os gelados, incluindo o congelador, o frigorífico e a máquina para servir os gelados, são alimentados pela Nissan Energy Roam, um "pack" de baterias portáteis que será vendido ainda este ano e que conta com células de iões de lítio da primeira geração de automóveis da marca.
Estas baterias têm capacidade para 1.4 kWh e podem ser carregadas através do painel solar instalado no tejadilho. Esse processo demora entre 2 e 4 horas, mas ligada a uma tomada de corrente normal esse número desce para uma hora.
Quanto ao sistema propulsor, trata-se do mesmo conjunto de motor e baterias que encontramos na versão convencional. O mesmo é dizer que o "pack" de baterias têm 40 kWh e, quando carregado na totalidade, permite uma autonomia a rondar os 200 quilómetros.