A potência em cavalos é um dos indicadores usados para nos ajudar a avaliar a forma como um automóvel se vai comportar em estrada, mas isso não se traduz num bom indicador para terrenos mais "radicais", como o deserto, por exemplo. E é por isso que a Nissan acaba de apresentar uma nova unidade de medida: a potência em camelos!
Nissan quer trocar cavalos de potência por... camelos!
Os engenheiros da marca nipónica conseguiram chegar a uma fórmula matemática que pode ser reproduzida de forma universal e aplicada a qualquer veículo todo-o-terreno.
"Basicamente percebemos que se resume à relação entre o peso do veículo, a sua velocidade e a sua trajectória", afirmou Joseph Rachid El Hachem, engenheiro do projecto "Desert Camel Power".
No vídeo acima, é possível ver os engenheiros da Nissan a medir a velocidade de um camelo numa "pista de testes", medida que ajudou os responsáveis da fabricante japonesa a perceber quantos "watts" estão presentes numa unidade de potência em camelos, ou "camel power".
A Nissan espera que a potência em camelos seja reconhecida como uma unidade de potência a nível local e depois a nível global, sendo que já apresentou esta fórmula ao "Emirates Authority for Standardization and Metrology". E quem visitar um concessionário da marca no médio oriente vai encontrar esta nova unidade métrica na ficha técnica dos veículos "off-road".