O Nissan Patrol é um ícone ao nível dos veículos de todo-o-terreno. Mas, como tudo na vida, aproxima-se do fim. Tudo começou no Japão em 1951 com um 4x4 inspirado nos Jeep’s do exército americano, mas o modelo evoluiu e manteve-se em produção ao longo de décadas até chegar à quinta geração, apresentada em Dezembro de 1997. Foi descontinuado em 2014, sobrevivendo na Austrália, África do Sul, Paquistão, Sri Lanka e Filipinas.
Mas, mesmo nos últimos países onde a produção foi mantida, o Patrol tem os dias contados. É a crónica de uma morte anunciada para o final da produção de 300 unidades denominadas "Legend Edition", que vão ficar para a história. Os últimos Patrol contam com um motor turbodiesel de 3.0 litros com 158 cv e têm uma dotação de equipamento fora de vulgar, mas só vão estar disponíveis no mercado australiano. Depois, ficará a memória de um modelo cujo sucesso no nosso país ajudou a fazer a história do todo-o-terreno em Portugal.
Nissan Patrol foi parceiro de aventuras
EXPEDIÇÕES. A terceira geração do Patrol (1980-1989) foi muito popular entre nós, sobretudo depois de começar a ser produzida em Espanha (1986-2002). Graças ao apoio e dinamismo do Entreposto Comercial (o importador da marca) surgiram várias iniciativas lideradas por José Megre. A Expedição Lisboa-Bissau (1990), que cruzou a Argélia e Mali no caminho para o Senegal e Guiné, ou a Expedição Patrol Ténéré (1991), que passou por um dos mais fantásticos desertos do planeta, foram experiências que hoje praticamente impossíveis de repetir.
O Nissan Patrol também foi carro de competição no Dakar ou meio de transporte para jornalistas. Despedimo-nos dele no Lisboa-Dakar de 2006, quando utilizámos um modelo da quinta geração para acompanhar a prova (ver galeria). O tempo passou e não temos dúvidas em afirmar que já temos saudades de um velho companheiro de aventura…