Exactamente 70 anos depois da apresentação do seu primeiro veículo eléctrico, a Nissan levou ao
Festival de Goodwood o seu carro eléctrico mais avançado (e mais radical!) de sempre, o Nissan BladeGlider.
A estreia da Nissan no mundo dos automóveis eléctricos começou em 1947, com o lançamento do Tama. Este modelo eléctrico de quatro lugares, que também estava disponível na variante "carrinha", oferecia uma autonomia de 65 km com uma única carga. É um valor bastante longe dos números de autonomia actuais, mas impressionante se tivermos em conta que foi pensado e construído há 70 anos.
Mas se este Tama marcou o início da Nissan nos veículos de "zero emissões", foi o mais recente Leaf, apresentado em 2010, que ajudou o construtor nipónico a democratizar esta tecnologia, introduzindo no mercado um dos primeiros veículos eléctricos de passageiros para as "massas".
E mesmo que o primeiro Leaf se tenha afirmado como uma referência entre os familiares "100 por cento eléctricos", a Nissan já se prepara para lançar, em 2018, a
segunda geração. A estreia está marcada para o próximo dia 6 de Setembro e uma das novidades será a introdução do
sistema ProPilot, que "oferece" aos condutores a função de condução autónoma numa única faixa de rodagem da auto-estrada.
Mas a visão eléctrica da Nissan para o futuro não se esgota com o novo Leaf. E a prova disso é o BladeGlider, um desportivo revolucionário que a Nissan já tinha
levado aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e que tem por base o BladeGlider Concept apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de… 2013!
É um "sonho" antigo, mas tal como o design mostra, é inspirado no futuro. Basta olhar para a carroçaria "esguia" e bastante diferente dos automóveis "convencionais". Mas design à parte, a Nissan levou este protótipo a Goodwood para mostrar que tem em mão um verdadeiro desportivo.
E para isso contou com a ajuda do piloto espanhol Lucas Ordóñez, que primeiro levou este eléctrico à famosa "hillclimb" de Goodwood e depois o testou (a fundo!) no histórico Goodwood Motor Circuit.
Nissan levou BladeGlider a Goodwood para celebrar 70 anos do primeiro eléctrico
"Conduzir o BladeGlider no famoso Goodwood Motor Circuit foi uma experiência fantástica. É um carro fantástico de guiar, com bastante binário disponível logo desde o arranque. É bastante divertido num circuito como este e é muito rápido nas curvas", afirmou o piloto Lucas Ordóñez.
Recorde-se que este protótipo de três lugares (condutor ao meio) é alimentado por dois motores de 130 kW, um por cada roda traseira, num total equivalente a 268 cv e 707 Nm de binário. Estes "números" permitem que a aceleração dos 0 aos 100 km/h se faça em menos de 5 segundos, embora a velocidade máxima não ultrapasse os 190 km/h…