A Nissan é o mais recente fabricante de automóveis a mandar para as ruas uma frota de veículos autónomos, com a cidade de Londres a ser a escolhida para este programa.
Esta é, de resto, a primeira vez que a Nissan testa os seus veículos equipados com tecnologia de condução autónoma em estradas públicas europeias, uma vez que a marca nipónica já tinha realizado testes públicos em estradas do Japão e dos Estados Unidos.
Os participantes do teste tiveram oportunidade de experienciar toda a tecnologia envolvida neste teste, desde os radares, "scanners" de laser, câmaras e processadores de alta velocidade até ao HMI, aquilo que a Nissan apelida de "Human Machine Interface".
Este teste em solo londrino seguiu-se ao anúncio da Nissan que dava conta que os próximos Qashqai e LEAF já viriam equipados com o sistema proPILOT que vai permitir "condução autónoma" numa só faixa em auto-estrada. Este sistema já está disponível no Japão desde o ano passado, altura em que a Nissan lançou o modelo Serena, o seu primeiro veículo com o sistema ProPILOT.
Mas a Nissan não pretende ficar por aqui. Estão previstos planos para introduzir esta tecnologia nos Estados Unidos e na China, sendo que a marca nipónica já traçou o ano de 2018 para introduzir no seu sistema ProPILOT as "ferramentas" necessárias para permitir que os seus veículos consigam mudar de faixa de forma autónoma nas auto-estradas. Ainda assim, a Nissan prevê que este tipo de sistema só vai conseguir "lidar" com as estradas urbanas e com os cruzamentos em 2020.
Recorde-se que são vários os fabricantes que já andam a conduzir este tipo de testes em estradas públicas, com especial destaque para a Ford, que ainda recentemente foi notícia pelo facto dos
engenheiros que viajam nos automóveis com sistemas autónomos adormecerem durante os testes.