Seguindo um movimento que se começa a generalizar entre diversos construtores, percebendo que a expansão dos automóveis puramente eléctricos poderá, afinal, não ser tão rápida quanto previam, também a Nissan estará a encarar a possibilidade de lançar modelos híbridos "plug-in". Em especial depois da absorção da Mitsubishi pela Aliança Renault-Nissan, aproveitando a experiência da marca dos diamantes com a elogiada tecnologia do Outlander PHEV.
"A nossa prioridade é de passar para os automóveis 100% eléctricos no futuro, mas é natural que precisemos de uma ponte até lá chegarmos", referiu Takashi Shirakawa, responsável da Nissan Europe para a pesquisa e desenvolvimento, antes de assumir:
"De momento trabalhamos numa solução híbrida recarregável para o mercado europeu".
O primeiro sinal deste ligeiro desvio de rumo foi dado há cerca de um ano, no salão de Tóquio, com a apresentação do protótipo Nissan Gripz (nas fotos), um pequeno "crossover" que tinha o motor eléctrico acoplado a um motor térmico que funcionava como extensor de autonomia, funcionando a gasolina para recarregar as baterias.
Mas aqui estaríamos a falar de outra coisa e é onde a Mitsubishi, que recentemente entrou para a Aliança Renault-Nissan, entra no jogo.
"Acolhemos a Mitsubishi na família Nissan e eles têm já o Outlander PHEV", recordou Shirakawa.
"A nossa próxima gama de produtos porderia partilhar essa tecnologia, mas estamos ainda em negociações e nada foi ainda decidido". Mas fazia sentido, obviamente, ser essa a ponte de que falava até ser mais fácil convencer toda a gente de que os carros totalmente eléctricos é que são a solução…
A ideia poderia passar por manter os modelos mais pequenos – citadinos e até familiares compactos, como o Leaf – como totalmente eléctricos mas, na importante família de SUV da Nissan, recorrer à tecnologia híbrida da Mitsubishi. O Qashqai e o X-Trail iriam adorar a ideia!