Há um Nissan que vai ligar o Polo Norte magnético ao Polo Sul em condução completamente eléctrica.
A missão do casal Chris e Julia Ramsey será conduzir um Ariya ao longo dos 27 mil quilómetros que separam os dois pontos do planeta.
Nesta aventura épica, que arranca já em Março, irá enfrentar pistas geladas, montanhas íngremes e dunas inóspitas.
A Arctic Trucks, especialista em veículos para expedições polares, foi a parceira das equipas de design e engenharia da Nissan para preparar o crossover.
São bem visíveis as modificações feitas: primeiro, as suspensões foram recalibradas.
As cavas das rodas foram alargadas para dar espaço a pneus BF Goodrich off-road de 39 polegadas.
Mantidos intactos foram os motores eléctricos com o sistema e-4ORCE: embora a marca não o indique, deverão desenvolver 225 kW (306 cv) e 600 Nm.
A bateria deverá ser a de 87 kWh úteis, capaz de oferecer mais de 490 quilómetros com uma carga.
Todavia, é previsível que a autonomia seja bem inferior face às alterações mecânicas feitas no "eléctrico".
"Uma das coisas que sustenta todas as nossas aventuras é guiarmos sempre um automóvel eléctrico de produção normal com alterações mínimas", explica Chris Ramsey.
"O nosso Nissan Ariya não é diferente, demonstrando o quão capaz e versátil é a versão de produção do crossover".
É mais do que certo que, em grande parte do percurso, não haverá locais para recarregar a bateria de forma tradicional.
Para resolver essa questão, o Ariya irá transportar um protótipo equipado com uma turbina eólica e painéis solares ligeiros.
O objectivo passa por aproveitar os ventos fortes e as longas horas de luz solar para carregar a bateria nos tempos de descanso.
"Desenhámos este automóvel com uma visão de que iria cumprir o seu papel em muitos e variados ambientes", comentou Matthew Weaver, vice-presidente da Nissan Design Europe.
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