O Ford Mustang, que até então era visto "apenas" como um fenómeno americano, está a tomar o mundo de assalto. Disponível pela primeira vez com o guiador à direita, as vendas na Europa, Médio Oriente e Austrália estão a ser um sucesso e mesmo dentro de portas, nos Estados Unidos, tem vindo a ganhar terreno ao "velho" rival
Camaro…
Desde que o Mustang foi lançado no mercado no ano passado, chegando a 25 novos países onde antes era impossível comprar este modelo, a Ford garante que já vendeu 27 mil unidades com o guiador à direita e os números prometem não abrandar. É que as encomendas estão com enormes "listas" de espera. No Reino Unido, por exemplo, o "atraso" é de sete meses para a versão com o motor V8. Já na Austrália este número sobe para os 10 meses, com o Mustang a afirmar-se como segundo modelo mais vendido da Ford no país, perdendo apenas para a "pick up" Ranger.
"Estamos sempre a tentar vender mais uma unidade com volante à direita", afirmou Carl Widmann, engenheiro chefe do Mustang.
"No geral, já excedemos as expectativas. Estamos a atrair novos clientes satisfeitos e de várias regiões", concluiu.
Só na Europa, a Ford já vendeu 20 mil unidades do Mustang desde que as entregas começaram no ano passado, sendo que 6 mil foram na Alemanha, o maior mercado automóvel europeu e 4 mil foram no Reino Unido, o segundo maior. A marca da oval azul vai mais longe e garante que entre os automóveis com mais de 250 cv, o Mustang é mesmo o mais popular do Reino Unido. A este "título" junta-se o de carro desportivo mais vendido este ano na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e África do Sul.
Ataque aos alemães. De acordo com dados do Governo germânico, o Ford Mustang é o desportivo mais vendido no mercado retalhista e atraiu mais compradores a retalho este ano que os dois favoritos dos alemães, Audi TT e Porsche 911, sendo que uma em cada três vendas são da versão descapotável e a maioria dos compradores opta pelo motor de 5.0 litros V8.
Líder indiscutível nos EUA. Em "casa", o Mustang não dá hipóteses à concorrência. Desde que ultrapassou o Camaro no ano passado – a primeira vez desde 2009 – a liderança ainda nunca esteve comprometida, mesmo quando a sexta geração do Camaro foi lançada, no Outono passado.
Até ao mês de Agosto, o Mustang tem uma liderança sobre o Camaro de cerca de 33 mil unidades, uma margem tão grande que mesmo que a Ford não vendesse mais nenhum modelo no que resta do ano provavelmente era suficiente para terminar o ano na frente.
Contudo, os números não parecem assustar os responsáveis da General Motors (GM), pelo menos de acordo com as mais recentes declarações de Todd Christensen, director de marketing da GM, que afirmou que
"para nós [GM], está tudo relacionado com o volume certo", antes de acrescentar
"se gostaríamos de ser líderes de vendas? Sim, mas não em detrimento de outras coisas", rematou.
Mas apesar da enorme popularidade na Europa, o efeito "Mustang" teima em não chegar ao nosso país e as razões são simples. Ora então vamos a contas: Nos Estados Unidos a versão base do Mustang GT equipado com motor V8 custa 32.645 dólares (29.245 euros). Por sua vez, um alemão que queria comprar esta mesma versão é "obrigado" a desembolsar 43 mil euros, menos 3.500 euros do que um espanhol teria de pagar. Por fim, um português que queria adquirir exactamente o mesmo modelo tem de gastar 94.368 euros… Por outras palavras, o que pagaria por este modelo em Portugal dava para comprar dois exemplares iguais em Espanha ou na Alemanha. E estes valores colocam o Mustang num campeonato que não é o seu.