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Mike Tyson: da glória à bancarrota… com leilão de “garagem” fabulosa!

12:23 - 30-05-2020
 
Mike Tyson: da glória à bancarrota… com leilão de “garagem” fabulosa!Um Cadillac Eldorado dourado para o “menino de ouro”. Passe o jogo de palavras, foi o primeiro carro com que Mike Tyson se auto-presenteou há 35 anos.O pugilista tinha apenas 18 anos quando, em 1985, entrou no circuito profissional de boxe. Ganhou 19 combates por outros tantos demolidores K.O., 12 dos quais logo no primeiro “round”.A paixão precoce por automóveis de luxo reflectiu-se, no final de 1985, com a oferta de um Cadillac Seville. O coupé foi oferecido pelo seu empresário Jim Jacobs, pouco depois da morte de Cus d’Amato, treinador do pugilista desde os seus tempos como amador. Na Primavera de 1987, Mike Tyson decidiu que tinha de ter um Rolls-Royce, depois de juntar o título de campeão mundial WBA (Associação Mundial de Boxe) ao do WBC (Conselho Mundial de Boxe), conquistado em Novembro do ano anterior.O empresário Jim Jacobs aconselhou-o a esperar até fazer 21 anos, que o pugilista cumpriu. A 30 de Junho, no dia do seu aniversário, entrou num ‘stand’ da Rolls-Royce em Manhattan e “bateu” 119.500 dólares (108 mil euros) para levar um Silver Spur azul.Mike Tyson ganhou mais um Rolls-Royce quando, em Agosto de 1987, juntou o título de campeão IBF (International Boxing Federation) às coroas do WBC e do WBA. A mostrar o seu amor pelos modelos da marca britânica, desta vez escolheu um Rolls-Royce Corniche, avaliado, à época, em 165 mil dólares (cerca de 149 mil euros).Em pouco menos de três anos, Mike Tyson chegou aos píncaros da carreira, até Don King entrar em cena em 1988. O promotor de combates de boxe segurou o “menino de ouro” com um Rolls-Royce Stretch Limousine preto de 198 mil dólares (pouco mais de 178 mil euros).Entretanto, poucos meses depois, Don King ofereceu-lhe mais um Rolls-Royce Corniche, para substituir o Bentley que entretanto tinha comprado, depois de o “espetar” contra um carro estacionado. Com apenas 22 anos de idade, o tricampeão já tinha quatro modelos da marca de luxo na sua garagem.Com os anos 80 a chegarem ao seu clímax, Mike Tyson elegeu a Mercedes como a sua marca de modelos exclusivos. Em 1989, brindou-se com um Mercedes 560 SL branco.Aparentemente, a compra deste descapotável, equipado com um bloco V8 de 5.6 litros e 300 cv de potência, terá sido influenciado pelo amigo Tupac Shakur, assassinado em 1996.A década de 90 não começou bem para Tyson, ao perder, logo em Fevereiro, os cinturões de campeão da WBF, WBC e WBA para James ‘Buster’ Douglas… mas já tinha outro Mercedes na colecção. Agora era um 500 SL equipado com telefone móvel, uma raridade naquela altura.Infelizmente, um azar nunca vem só já que, pouco dias antes de subir ao ringue em Las Vegas para enfrentar Henry Tillman, o Mercedes 500 SL foi apreendido pela polícia.Em 1996, Tyson sai da prisão com os olhos revirados pelos supercarros da Ferrari, após cumprir, entre 1992 e 1995, três dos seis anos a que foi condenado por violação.Primeiro, no entanto, tinha de voltar a conquistar títulos: o WBC ganhou-o em Março de 1996 em Las Vegas contra Frank Bruno. Em jeito de celebração, ‘O Pior Homem do Planeta’ compra um Ferrari F50 e um Ferrari 456 GT Spyder.O GT Spyder foi a última produção especial do Ferrari 456 como descapotável. Dois deles foram construídos especialmente pela Pininfarina para o sultão do Brunei enquanto o terceiro foi para o pugilista.Tyson também ficou conhecido pela sua habilidade - ou a falta dela! - ao volante, quando teve um acidente com um dos Ferrari; nunca se chegou a perceber bem com qual é que foi!“Não sabia conduzir um Ferrari”, explicando que engrenou a marcha-atrás por engano. “O carro atravessou a montra de uma loja. Foi a minha detenção favorita!”, explicou em 2014 numa entrevista.Em Setembro de 1996, reconquista o título WBA contra Bruce Seldon e presenteia-se com um brutal Lamborghini Diablo.Foi uma maneira de atenuar a morte do amigo Tupac Shakur num tiroteio uma semana depois de ter assistido ao combate em Paradise, no Nevada.Em Novembro, Tyson lambe as lágrimas da derrota com o Bentley Continental GT, depois de perder o cinturão de campeão WBA contra Evander Holyfield. Nunca o epíteto “O Pior Homem do Planeta” lhe foi tão bem dado, depois de ter sido desqualificado por arrancar a Holyfield parte da orelha com os dentes.Entre 1999 e 2002, e com a carreira a eclipsar-se, o pugilista gastou de forma alarve os quase 27 milhões de euros ganhos na derrota contra o “homem que ficou sem a orelha”.Uma edição especial do Lamborghini Diablo VT Roadster serviu como exemplo dos maus conselhos e piores decisões que Tyson tomou no início do novo milénio.Ainda em 2000, opta por um exclusivo Jaguar XJ 220, um dos super carros mais exclusivos naquela época.O super desportivo era o mais rápido à altura – 352 km/hora de velocidade máxima –, até ter sido destronado pelo McLaren F1.E, para não se dizer que é um "sovina", Tyson largou 450 mil euros por um Bentley Continental SC.Com uma potência superior a 425 cv, foi um dos 73 exemplares produzidos… Foi também a última grande compra do pugilista pouco antes de a sua carreira entrar num ocaso irreversível.Entre os carros menos conhecidos que Tyson guardou na sua extremosa garagem esteve igualmente um Jaguar E-Type.O pugilista nunca "amainou" a sua paixão pela Rolls-Royce, comprando ainda na década de 90 um Silver Spirit.Tyson também ficou conhecido pelo seu gosto por SUVs de grande porte. O raro Lamborghini LM002 foi um dos peculiares brinquedos que comprou e que, entretanto, ficou esquecido.Carros grandes para levar todos os amigos para o ringue, terá pensado o pugilista quando comprou um Cadillac Escalade.Sendo um dos ‘todo o terreno’ mais populares junto das figuras públicas, não foi uma surpresa quando Tyson decidiu que tinha de ter um Hummer H2.As marcas alemãs nunca distraíram muito o pugilista, para além dos dois Mercedes SL que comprou mas, mesmo assim, ainda teve tempo para coleccionar um BMW 850i.Apesar da sua estética imortal, Tyson limitou-se a acrescentar à sua colecção um Porsche 911 Carrera Speedster.Uma das suas compras mais memoráveis foi o Ferrari Testarossa, um super desportivo que marcou os anos 90 de forma indelével.Diga-se o que se disser, o bólide continua a ser um dos Ferrari que mais atrai a atenção na estrada ou na cidade. E Mike Tyson sabia-o!
Mike Tyson: da glória à bancarrota… com leilão de “garagem” fabulosa!Um Cadillac Eldorado dourado para o “menino de ouro”. Passe o jogo de palavras, foi o primeiro carro com que Mike Tyson se auto-presenteou há 35 anos.O pugilista tinha apenas 18 anos quando, em 1985, entrou no circuito profissional de boxe. Ganhou 19 combates por outros tantos demolidores K.O., 12 dos quais logo no primeiro “round”.A paixão precoce por automóveis de luxo reflectiu-se, no final de 1985, com a oferta de um Cadillac Seville. O coupé foi oferecido pelo seu empresário Jim Jacobs, pouco depois da morte de Cus d’Amato, treinador do pugilista desde os seus tempos como amador. Na Primavera de 1987, Mike Tyson decidiu que tinha de ter um Rolls-Royce, depois de juntar o título de campeão mundial WBA (Associação Mundial de Boxe) ao do WBC (Conselho Mundial de Boxe), conquistado em Novembro do ano anterior.O empresário Jim Jacobs aconselhou-o a esperar até fazer 21 anos, que o pugilista cumpriu. A 30 de Junho, no dia do seu aniversário, entrou num ‘stand’ da Rolls-Royce em Manhattan e “bateu” 119.500 dólares (108 mil euros) para levar um Silver Spur azul.Mike Tyson ganhou mais um Rolls-Royce quando, em Agosto de 1987, juntou o título de campeão IBF (International Boxing Federation) às coroas do WBC e do WBA. A mostrar o seu amor pelos modelos da marca britânica, desta vez escolheu um Rolls-Royce Corniche, avaliado, à época, em 165 mil dólares (cerca de 149 mil euros).Em pouco menos de três anos, Mike Tyson chegou aos píncaros da carreira, até Don King entrar em cena em 1988. O promotor de combates de boxe segurou o “menino de ouro” com um Rolls-Royce Stretch Limousine preto de 198 mil dólares (pouco mais de 178 mil euros).Entretanto, poucos meses depois, Don King ofereceu-lhe mais um Rolls-Royce Corniche, para substituir o Bentley que entretanto tinha comprado, depois de o “espetar” contra um carro estacionado. Com apenas 22 anos de idade, o tricampeão já tinha quatro modelos da marca de luxo na sua garagem.Com os anos 80 a chegarem ao seu clímax, Mike Tyson elegeu a Mercedes como a sua marca de modelos exclusivos. Em 1989, brindou-se com um Mercedes 560 SL branco.Aparentemente, a compra deste descapotável, equipado com um bloco V8 de 5.6 litros e 300 cv de potência, terá sido influenciado pelo amigo Tupac Shakur, assassinado em 1996.A década de 90 não começou bem para Tyson, ao perder, logo em Fevereiro, os cinturões de campeão da WBF, WBC e WBA para James ‘Buster’ Douglas… mas já tinha outro Mercedes na colecção. Agora era um 500 SL equipado com telefone móvel, uma raridade naquela altura.Infelizmente, um azar nunca vem só já que, pouco dias antes de subir ao ringue em Las Vegas para enfrentar Henry Tillman, o Mercedes 500 SL foi apreendido pela polícia.Em 1996, Tyson sai da prisão com os olhos revirados pelos supercarros da Ferrari, após cumprir, entre 1992 e 1995, três dos seis anos a que foi condenado por violação.Primeiro, no entanto, tinha de voltar a conquistar títulos: o WBC ganhou-o em Março de 1996 em Las Vegas contra Frank Bruno. Em jeito de celebração, ‘O Pior Homem do Planeta’ compra um Ferrari F50 e um Ferrari 456 GT Spyder.O GT Spyder foi a última produção especial do Ferrari 456 como descapotável. Dois deles foram construídos especialmente pela Pininfarina para o sultão do Brunei enquanto o terceiro foi para o pugilista.Tyson também ficou conhecido pela sua habilidade - ou a falta dela! - ao volante, quando teve um acidente com um dos Ferrari; nunca se chegou a perceber bem com qual é que foi!“Não sabia conduzir um Ferrari”, explicando que engrenou a marcha-atrás por engano. “O carro atravessou a montra de uma loja. Foi a minha detenção favorita!”, explicou em 2014 numa entrevista.Em Setembro de 1996, reconquista o título WBA contra Bruce Seldon e presenteia-se com um brutal Lamborghini Diablo.Foi uma maneira de atenuar a morte do amigo Tupac Shakur num tiroteio uma semana depois de ter assistido ao combate em Paradise, no Nevada.Em Novembro, Tyson lambe as lágrimas da derrota com o Bentley Continental GT, depois de perder o cinturão de campeão WBA contra Evander Holyfield. Nunca o epíteto “O Pior Homem do Planeta” lhe foi tão bem dado, depois de ter sido desqualificado por arrancar a Holyfield parte da orelha com os dentes.Entre 1999 e 2002, e com a carreira a eclipsar-se, o pugilista gastou de forma alarve os quase 27 milhões de euros ganhos na derrota contra o “homem que ficou sem a orelha”.Uma edição especial do Lamborghini Diablo VT Roadster serviu como exemplo dos maus conselhos e piores decisões que Tyson tomou no início do novo milénio.Ainda em 2000, opta por um exclusivo Jaguar XJ 220, um dos super carros mais exclusivos naquela época.O super desportivo era o mais rápido à altura – 352 km/hora de velocidade máxima –, até ter sido destronado pelo McLaren F1.E, para não se dizer que é um "sovina", Tyson largou 450 mil euros por um Bentley Continental SC.Com uma potência superior a 425 cv, foi um dos 73 exemplares produzidos… Foi também a última grande compra do pugilista pouco antes de a sua carreira entrar num ocaso irreversível.Entre os carros menos conhecidos que Tyson guardou na sua extremosa garagem esteve igualmente um Jaguar E-Type.O pugilista nunca "amainou" a sua paixão pela Rolls-Royce, comprando ainda na década de 90 um Silver Spirit.Tyson também ficou conhecido pelo seu gosto por SUVs de grande porte. O raro Lamborghini LM002 foi um dos peculiares brinquedos que comprou e que, entretanto, ficou esquecido.Carros grandes para levar todos os amigos para o ringue, terá pensado o pugilista quando comprou um Cadillac Escalade.Sendo um dos ‘todo o terreno’ mais populares junto das figuras públicas, não foi uma surpresa quando Tyson decidiu que tinha de ter um Hummer H2.As marcas alemãs nunca distraíram muito o pugilista, para além dos dois Mercedes SL que comprou mas, mesmo assim, ainda teve tempo para coleccionar um BMW 850i.Apesar da sua estética imortal, Tyson limitou-se a acrescentar à sua colecção um Porsche 911 Carrera Speedster.Uma das suas compras mais memoráveis foi o Ferrari Testarossa, um super desportivo que marcou os anos 90 de forma indelével.Diga-se o que se disser, o bólide continua a ser um dos Ferrari que mais atrai a atenção na estrada ou na cidade. E Mike Tyson sabia-o!

Os seus socos eram verdadeiros "morteiros" na cara dos adversários mas o que ficou para a história foram as trincadelas que deu na orelha de Evander Holyfield que lhe valeram a desqualificação no ringue.

Sim, trata-se de Myke Tyson, o antigo campeão de pesos pesados que se considera ‘O Pior Homem do Planeta’, com um palmarés de 50 vitórias (44 por ‘knock-out’) e seis derrotas.

E o epíteto tem razão de ser face às várias embrulhadas em que o tricampeão mundial do WBC, IBF e WBA se envolveu… dentro e fora do ringue!

Gozou a vida como poucos quando era milionário e conheceu o inferno quando a carreira entrou em decadência de forma irreversível.

Cumpriu pena de prisão por violação e esteve envolvido com figuras polémicas como o promotor Don King e o ‘rapper’ Tupac Shakur, assassinado num tiroteio.

E, durante quase 20 anos, coleccionou uma série de carros exclusivos até que, em 2003, foram leiloados e vendidos a museus automóveis, quando declarou a bancarrota por dívidas superiores a 16 milhões de euros.

Com 53 anos, Mike Tyson, que agora produz e comercializa ‘cannabis’ no Tyson Ranch, está a preparar-se de forma intensiva para voltar aos ringues. 

São cada vez mais insistentes as notícias de que irá enfrentar Evander Holyfield, de 57 anos, num combate de exibição.

Nota: Percorra a galeria de imagens acima para ver os vários automóveis de Mike Tyson e para ler a sua história.

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