Pesquisa
Actualidade

Mercedes revoluciona iluminação automóvel

18:01 - 02-12-2016
  435
Mercedes revoluciona iluminação automóvel
A Mercedes está a desenvolver um revolucionário sistema de iluminação com qualidade HD, seguindo um caminho diferente do assumido pela Audi e BMW, que apostaram na iluminação laser. Um novo tipo de lâmpadas está associado a chips que trabalham com um milhão de micro-espelhos, pelo que cada modelo que receber este sistema contará com dois milhões destes micro-espelhos.

A gestão inteligente da lógica do sistema exigida para o seu funcionamento dinâmico foi integralmente desenvolvido pela marca de Estugarda. Algoritmos recebem a informação sobre a envolvência do veículo através de diversos sensores, que permitem identificar as condições de circulação e definem em tempo real a intensidade da luz ideal, até um milhão de pixels (pontos de luz). Este sistema inteligente é capaz de garantir a iluminação e a sua distribuição.

"O factor decisivo não é a tecnologia de cada lâmpada, mas a inteligência digital que está subjacente", afirmou Gunter Fischer, responsável pelo desenvolvimento e sistemas operacionais da Mercedes-Benz.

Mercedes revoluciona iluminação automóvel


Câmaras e radar podem detectar outros utentes da estrada e um computador avalia os dados para regular em milissegundos os cartões digitais que estão associados às lâmpadas, adaptando a iluminação de acordo com as circunstâncias. Desta forma a visão é optimizada para não afectar outros utilizadores da estrada, potenciando a segurança.

Para além disso, o sistema é capaz de projectar feixes de luz capazes de substituir as marcações das bermas, em estradas onde elas não existam, mas também projectar alertas para outros veículos, assinalando passagens de peões ou até sinalização vertical.

O sistema está na fase final de desenvolvimento, mas a Mercedes ainda não adiantou quando irá estar disponível, nem em que modelos vai equipar com a iluminação digital.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.