À primeira vista, a grande maioria dos condutores de automóveis considera que pneus molhados são um risco, já que oferecem menos aderência à estrada. Mas não é isso que pensa a Mercedes.
O Grupo Daimler-Benz, acaba de fazer um pedido para patente de um sistema que armazena água (junto ao pára-brisas e vidro traseiro) para depois a aplicar nos pneus, de forma a ajustar a sua temperatura.
Cada pneu estará "ligado" a um sensor que terá como missão monitorizar a temperatura. Se estiver demasiado quente, será aplicada água à temperatura ambiente. Caso os pneus estejam demasiado frios ou com neve acumulada, o sistema irá "bombear" água… quente.
Segundo a Daimler, a água da chuva, da neve derretida e da lavagem do carro serão armazenadas para depois "molhar" os pneus.
De convencional este sistema tem pouco, mas a verdade é que as possibilidades são muitas. E se na teoria a ideia parece funcionar, resta-nos esperar para ver a aplicação (ou não!) que este sistema terá no chamado "mundo real".