A Mercedes continua a preparar a sua forte ofensiva de produto entre os automóveis eléctricos, tendo mostrado o segundo protótipo e o primeiro que antecipa um automóvel de passageiros para o segmento C (o do Classe A). "Com o Mercedes-Benz Concept EQA, a nossa estratégia eléctrica ganha forma: em 2022, a Mercedes terá mais de dez veículos totalmente eléctricos no mercado", garantiu o presidente da marca, Dieter Zetsche.
O EQA não será, contudo, o primeiro a ser lançado comercialmente, essa honra caberá ao EDC, o SUV baseado no protótipo apresentado no salão de Paris do ano passado. Será fabricado em Bremen e chegará ao mercado em 2019. O que significa que a marca de Estugarda terá quatro anos frenéticos de lançamentos de modelos eléctricos!
O EQA tem a grande superfície negra no lugar onde costuma estar a grelha nos carros convencionais – e que nos eléctricos não faz falta nenhuma – sendo aproveitada para uma série de jogos luminosos, relacionados com os modos de condução seleccionados: se estiver em "Sport" ilumina-se uma espécie de asa azul; se o modo foi o "Sport Plus", aparecem as barras verticais (em vermelho) típicas da grelha Panamericana estreada no AMG GT R.
O Mercedes EQA conta com dois motores que totalizam 200 kW (cerca de 272 cv), um em cada eixo, o que significa que garante tracção às quatro rodas. A bateria tem capacidade de 60kWh, permitindo uma autonomia de 400 km, podendo ser carregada por indução – sem cabos, o carro pára sobre uma placa específica – ou numa "wallbox", estando também preparado para recargas rápidas.
A marca alemã não divulgou quaisquer dimensões do EQA mas, atendendo ao segmento em que se insere, parece ser relativamente baixo. O que, aliado ao facto de ter as baterias espalhadas pelo chão do carro, nesta plataforma criada especificamente para automóveis eléctricos, o que se traduz num baixo centro de gravidade, promete uma condução bastante interessante e entusiasmante!