Nem sempre é com vistosos protótipos ou com modelos surpreendentes que os grandes construtores anunciam os pilares do seu futuro ou as suas intenções na permanente batalha com a concorrência. Por exemplo, a Mercedes acaba de anunciar a "peça" que faltava no "puzzle" da sua ambiciosa estratégia eléctrica que passa até pela criação de uma submarca, a EQ, ao apresentar uma megafábrica de baterias com que pretende concorrer com a famosa Gigafactory da Tesla!
Produzirá baterias para todos os modelos da submarca EQ (automóveis 100% eléctricos), mas também para os novos automóveis convencionais equipados com sistemas eléctricos de 48V, como sucederá com o "facelift" do Classe S que será lançado este Verão. E também, claro, para as diversas variantes híbridas que a Mercedes irá comercializar.
"A indústria automóvel está a passar por uma crucial transformação e a fábrica de baterias de Kamenz é uma peça fundamental para a nossa ofensiva nos automóveis eléctricos", referiu Dieter Zetsche, patrão da Mercedes. "Em 2022 teremos mais de dez automóveis de passageiros puramente eléctricos e, em simultâneo, iremos prosseguir a hibridização da nossa gama. Sob a marca EQ iremos criar todo um ecossistema para a mobilidade eléctrica".
A Mercedes pretende lançar o primeiro modelo eléctrico, um SUV da submarca EQ, já em 2019, construído na fábrica de Bremen. Haverá também um outro automóvel de luxo com o emblema EQ que será fabricado em Sindelfingen. Mas a marca germânica já anunciou que a sua estratégia passa por alargar a produção de automóveis eléctricos EQ às fábricas que possui nos quatro cantos do Mundo. Porque pretende que, em 2025, 15 a 25% das suas vendas sejam de veículos puramente eléctricos!