A história da AMG começou em 1967, quando os engenheiros Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher, que na época trabalhavam na Mercedes, resolveram sair da marca da "estrela" e abrir uma oficina nos arredores de Estugarda, em Burgstall. Denominada "AMG Motorenbau und Entwicklungsgesellschaft mbH.", o nome da oficina combinava as duas iniciais dos fundadores e o "G", a primeira letra de "Grossapach, a terra natal de Hans Werner Aufrecht.
E por ali ficaram durante a próxima década, antes de mudarem a sede da empresa para Affalterbach. Porém, o desenvolvimento e a construção dos motores de competição continuou a ser feito onde tudo começou, em Burgstall. Até esta data, destacava-se o ano de 1971, altura em que o AMG 300 SEL 6.8 venceu a sua categoria e terminou em segundo lugar da geral nas 24 Horas de Spa-Francorchamps.
Avançando para 1990, apareceu a primeira colaboração com a Mercedes, dando origem ao lançamento do C 36 AMG em 1993. Mais tarde, em 1991, a Daimler passou a controlar a empresa e em 2005 tornou-se mesmo o único dono da AMG, sendo que desde então a Mercedes-AMG passou a ser uma subsidiária da Daimler.
As colaborações com a Mercedes e os modelos feitos em exclusivo pela AMG foram-se somando e agora, no ano em que a AMG cumpre o seu 50º aniversário, a marca de Affalterbach prepara-se para lançar aquele que será o seu modelo mais importante até à data: o
Mercedes-AMG Project One, um hipercarro com tecnologia híbrida que a Mercedes usa na F1 e que promete potências bem acima dos 1000 cv!
Mas enquanto o "híper AMG" não chega (a estreia oficial vai acontecer em Setembro, durante o Salão de Frankfurt), a Mercedes-AMG vai celebrando os seus 50 anos de vida com algumas edições comemorativas. E a mais recente foi apresentada este fim-de-semana, durante as 24 Horas de Nurburgring. Estamos a falar de um Mercedes AMG GT3, homologado exclusivamente para as "pistas", e que vai "conhecer" apenas cinco unidades.
Denominado "Edition 50", recebeu uma pintura especial em cinzento, com acabamento mate, que contrasta com os vários elementos em fibra de carbono presentes na carroçaria. Falamos do difusor dianteiro e traseiro, das entradas de ar, da grelha frontal e das "saias" laterais.
É impossível ficar indiferente ao "look" exterior deste AMG, mas o habitáculo também marca pontos. A consola central, toda em fibra de carbono, é uma das peças centrais, sendo que os painéis laterais das portas e o tablier também têm o mesmo acabamento.
Os cintos de segurança de competição e a "gaiola" de segurança não nos deixam esquecer que estamos numa "máquina" das pistas, mas as várias inscrições "50 YEARS OF DRIVING PERFORMANCE" presentes no interior, bem como uma placa numerada na consola central, lembram-nos que estamos num modelo recheado de história.
A acompanhar este AMG GT3 está um relógio IWC Schaffhausen criado exclusivamente para assinalar este marco da marca alemã. Só serão feitos 250 exemplares de um modelo que foi baptizado com o nome "Ingenieur Chronograph Sport Edition 50th anniversay of Mercedes-AMG" e as cinco pessoas que tiverem a sorte de comprar este carro também vão receber o relógio.
Esta versão, homologada em exclusivo para as pistas, segue as pisadas do
Mercedes-AMG GT C Roadster Edition 50 de estrada que foi lançado em Fevereiro. Mas tal como referimos acima, a cereja no topo das festividades da AMG será a apresentação do Project One, em Setembro.