Desde que
foi apresentado, em Junho, que se ansiava pelo tempo do Mercedes AMG GT R no Nürburgring Nordschleife. Não só porque se adivinhava que fosse muito rápido mas porque este AMG é uma espécie de homenagem ao circuito conhecido como "Green Hell", ou não fosse ele denominado "Besta do Inferno Verde".
Agora, alguns meses depois, podemos dizer que esteve à altura do seu nome! A versão mais radical e agressiva do Mercedes AMG GT não defraudou as expectativas e "voou" em "Nürburg", anotando um tempo de 7.10.92 minutos, um registo absolutamente incrível e que faz deste o carro de produção com tracção traseira mais rápido de sempre no famoso traçado germânico.
Mercedes AMG GT-R faz “tempo canhão” em Nürburgring
Ao volante esteve Christian Gebhardt, piloto de testes da revista "Sport Auto", publicação responsável por este "crono" - habitualmente escolhida pelos fabricantes alemães para "validarem" as suas máquinas no Nürburgring – e que passa a ter este Mercedes AMG GT R como o carro mais rápido de sempre nos seus testes ao "Ring".
Equipado com um motor V8 biturbo que debita 585 cv de potência, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos e tem uma velocidade máxima de 318 km/h (na famosa recta pouco antes da meta chegou aos 302 km/h!). E se estes trunfos foram fundamentais para esta volta, não foram os únicos responsáveis por este "tempo canhão", e há uma característica que se destaca: o eixo traseiro permite que as rodas virem na direcção oposta às do eixo dianteiro até aos 100 km/h e na mesma direcção a partir dessa velocidade, permitindo que o carro seja mais ágil a baixas velocidades e mais estável nos registos mais elevados.
Depois, convém recordar que a carroçaria foi alargada face ao AMG GT (característica inspirada no mundo na competição, nomeadamente no GT3), 4,6 cm à frente e 5,7 cm atrás, a suspensão foi completamente repensada, bem como os elementos aerodinâmicos, para garantir uma maior carga.
Este tempo coloca o Mercedes AMG GT R acima de carros como o Ferrari 488 GTB (7:21.63) ou o Dodge Viper ACR (7:12.13). Mais rápido do que a "Besta Verde" só mesmo o Nissan GT-R Nismo (7:08.68), o Lamborghini Aventador SV (6:59.73) e o Porsche 918 Spyder (6:57.00). É um registo notável!