A construtora automóvel chinesa Chery Automobile formulou uma acusação para o regulador de marcas do país contra a utilização do nome "EQ" pela Mercedes-Benz. O título escolhido para o segmento de veículos eléctricos pode agora originar um obstáculo para a Daimler no maior mercado para estes novos modelos.
A Mercedes revelou o protótipo da geração EQ no último Salão Automóvel de Paris. Um carro eléctrico que estaria perto da produção e com uma autonomia de 500 km. A marca alemã planeia lançar 10 veículos eléctricos sob a assinatura EQ até ao ano de 2025 e alcançar a liderança mundial no mercado de eléctricos.
"Se o modelo da Mercedes entrar no nosso mercado terá um grande impacto para os nossos direitos de patente. O EQ é muito semelhante ao nosso eQ e o carro deles também é eléctrico", disse a porta-voz da Chery.
O governo chinês tem apostado fortemente em veículos de emissões zero para combater o mais rapidamente possível a poluição insuportável nas grande cidades e, para tal objectivo, tem apoiado preferencialmente a indústria nacional para fortalecer as construtoras chinesas.