Em Maio, o mercado automóvel nacional manteve a tendência de desaceleração que já tinha sido detectada no mês anterior, apesar da antecipação de vendas para o sector do rent-a-car. Esse efeito teve reflexos, mas foram comercializados 20 836 veículos ligeiros de passageiros, o que representou um crescimento de 13,6% face a período homólogo do ano anterior.
Quando olhamos para a performance de cada marca, não há grandes diferenças, mas há detalhes subtis. A Renault continua a fazer ponto de honra na liderança do mercado e, se foi das marcas que menos cresceu face a 2015 (+7,3%), manteve uma posição destacada face ao crescimento da Peugeot (+14,1%) e à estagnação da VW (+5,2%).
Na guerra privada entre a BMW (1 405 unidades) e a Mercedes (1 396 unidades), a marca de Munique levou de vencida a sua rival de Estugarda, mas ambas foram ultrapassadas pela Opel, que, graças a um ciclo de produto promissor, colocou 1 420 unidades no mercado, crescendo 32,3%, um valor que só foi ultrapassado pela Fiat (1 369 unidades), que procura a reafirmação depois de demasiados anos refém do 500 e em que esteve longe do top-ten do ranking.
Nos cinco primeiros meses de 2016 as vendas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 95 240 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 19,7 por cento relativamente a igual período de 2015.