A McLaren vai mesmo ressuscitar o seu carro mais famoso, ainda hoje tido como o melhor superdesportivo alguma vez construído, o F1, com o seu original conceito de três lugares, ocupando o condutor o banco central. Será um carro híper exclusivo, de que apenas serão construídas 106 unidades – o mesmo número que foram feitas do F1 – e que aparecerá em 2019. Mas é escusado ir a correr ver o seu saldo bancário: todas as 106 unidades estão já pré-vendidas!...
No anúncio da concretização do projecto foi o próprio presidente da McLaren Automotive, Mike Flewitt, quem desvendou tudo aquilo que se pode saber… por agora:
"O BP23 recuperará a disposição de três lugares com o condutor no meio, tornada famosa pelo icónico McLaren F1. E estará encapsulada numa carroçaria em fibra de carbono, muito estilizada e de grande elegância. Um grupo propulsor híbrido fará deste um dos mais potentes McLaren jamais criados, mas será um carro que proporcionará, ao mesmo tempo níveis de requinte que permitirão longas viagens com três pessoas a bordo".
Mas Flewitt fez questão de elucidar que o carro ainda só conhecido pelo código "BP23" não será um desportivo "puro e duro", antes pelo contrário:
"Definimos o BP23 como um ‘Hyper-GT’ porque é um carro desenhado para longas viagens mas com os níveis de ‘performance’ e de comportamento dinâmico esperados em qualquer McLaren".
O carro será construído pela MSO (McLaren Special Operations), o departamento da Mclaren Automotive que se dedica aos pedidos muitíssimos especiais. E que promete fazer deste carro o mais luxuoso e artístico McLaren até hoje construído. Claro que cada um dos 106 proprietários irá à fábrica definir o seu carro de acordo com os seus desejos, como se de um fato à medida se tratasse.
McLaren X1
O nome de código BP23 é definido por ser o "Bespoke Project 2" com 3 lugares. Ou seja, o segundo projecto "deslumbrante" da MSO, tendo o primeiro sido um pedido especial e único feito por um cliente anónimo, em 2012, que originou o McLaren X1 (ver galeria acima). Unidade única que foi o resultado de um pedido que incluía fontes de inspiração tão díspares como um Facel Veja de 1961, um Citroën SM, o museu Guggenheim de Nova Iorque, uma caneta Montblanc ou até… uma foto da actriz Audrey Hepburn!
Voltando aos futuros BP23, as portas terão a normal abertura nos McLaren, em tesoura mas, pela primeira vez, com assistência eléctrica e tendo a porta uma reentrância no tejadilho. Tudo para facilitar o acesso ao habitáculo, num modelo que terá apenas uma carroçaria, não havendo qualquer variante "roadster". Porque o futuro BP23 pretende ser, muito mais que um superdesportivo, um GT de altíssimas prestações mas em que três ocupantes viajem com todo o conforto.
A mecânica híbrida, sendo anunciada como
"uma das mais potentes que a McLaren já fez", deverá ficar abaixo dos números alcançados pelo P1, mas bem acima dos 700 cv, apesar da marca não ter divulgados quaisquer dados. Também não há qualquer estimativa quanto a preços, se bem que uma fonte interna tenha aventado que a verba poderá rondar os… 2,2 milhões de euros!
Quando for desvendado, em 2019, este "híper GT" será o mais extraordinário modelo da grande ofensiva de produto que a McLaren prepara para os próximos anos, segundo a estratégia que denominou de "McLaren Track22": 15 novos carros – entre carros de produção, série limitadas ou modelos exclusivos – até 2022, onde talvez se venha a incluir o
primeiro superdesportivo eléctrico que a marca promete para o início da próxima década.