Pesquisa
Actualidade

Marca renascida… com peças do Opel Adam

10:34 - 14-11-2016
  6
Marca renascida… com peças do Opel Adam
Foi graças ao auxílio da Opel, com o fornecimento de 24 componentes habitualmente utilizados no pequeno Adam que um alemão residente em Palma de Maiorca ressuscitou um velho construtor, mas numa forma modernizada.

A Loryc foi uma marca fundada naquela ilha mediterrânica nos anos 20 do século passado, embora sem grande sucesso. Habitando na ilha há algum tempo, Karl-Heinz Bosch decidiu recuperar a Loryc, mantendo o estilo dos automóveis da época em que a marca maiorquina existira, mas transformando-o num "roadster" eléctrico. A sua finalidade é construir uma pequena frota para passeios turísticos ou, havendo interessados, vendê-los.

Marca renascida… com peças do Opel Adam


O seu maior problema foi, contudo, manter o peso o mais controlado possível. Para isso, teve a ideia de se dirigir à Opel para pedir ajuda com alguns componentes. "Segurança e fiabilidade sempre foram as minhas prioridades, pretendendo dar ao carro um visual histórico mas com as mais recentes tecnologias. Por isso entrei em contacto com a Opel em busca de alguns componentes", contou Bosch.

Algo a que, segundo parece, a marca alemã já se habituou. "Temos notado um interesse crescente nalguns componentes do Adam, em especial para projectos de mobilidade eléctrica", revelou Andreas Apel, da Opel. Assim, a suspensão dianteira, o eixo traseiro, a direcção e os travões (incluindo o travão de mão) do novo Loryc são todos provenientes do Opel Adam. "São componentes ultraleves que têm duas vantagens decisivas: alargam a autonomia e permitem que o Loryc seja guiado em estradas públicas".

O carro, para já exemplar único, demorou 1200 horas a ser feito e, sem baterias, pesa apenas 490 kg (o número mágico para homologação europeia) graças à carroçaria em alumínio, para um motor eléctrico de 22 cv e 120 Nm. Com a bateria de 30 kWh, o peso aumenta para 800 kg e a autonomia ronda os 260 km, o que já permite uma simpática voltinha turística. Mas no vídeo exibido, o Loryc eléctrico até se mostra bem mexido… e atrevido!

Agora, Bosch admite construir mais alguns exemplares deste Loryc eléctrico para o colocar ao serviço dos turistas que visitem Palma de Maiorca. Ou até de algum residente que queira comprar uma unidade para desfrutar do sol que aquece as Ilhas Baleares em grande parte do ano!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.