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Mais dores de cabeça para a Volkswagen!
12:13 - 06-09-2016
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Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!
Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!Mais dores de cabeça para a Volkswagen!
Parece que não há nada que não aconteça à Volkswagen, nestes últimos tempos… Além do chamado "Dieselgate" que já se arrasta há bastante tempo com gasto descomunais e que não se sabe nem quando vão parar nem em quanto vão ficar, houve ainda a "revolta" dos fornecedores que obrigaram à paragem de várias fábricas na Alemanha… e agora isto!

O ex-presidente da Bentley – que faz parte do Grupo VW, logo, ele próprio ex-funcionário do Grupo VW – colocou a marca alemã em tribunal para receber uma compensação que acha devida pelo seu papel no desenvolvimento das famosas caixas automáticas de dupla embraiagem DSG! E, pelos vistos, alguma razão deverá ter, pois Wolfgang Schreiber já terá recusado uma oferta de vinte milhões de euros para um acordo extrajudicial!

Devido ao estrondoso sucesso que as transmissões DSG (ou s-tronic, no caso da Audi) tiveram, Schreiber considera que aquela verba não é a compensação justa, dado que várias das patentes daquela caixa registadas pela VW incluem o seu nome. Um porta-voz da VW reconheceu que Schreiber deseja ser compensado pela sua contribuição no desenvolvimento das caixas da DSG, mas recusou-se a avançar quais as suas pretensões monetárias. Bastante acima dos vinte milhões de euros serão, certamente…

Wolfgang Schreiber entrou para o Grupo VW em 1984 e foi responsável pelo desenvolvimento das transmissões entre 1996 e 2003, altura em que passou para a Bugatti "desembrulhando" o difícil nó que estava a ser o desenvolvimento final do Veyron. Em 2012 foi nomeado presidente da Bentley, onde esteve até 2014.

Mas este será apenas mais uma das muitas dores de cabeça que o Grupo VW enfrenta e talvez até uma das menores… Porque, voltando ao problema da emissões, segundo o jornal alemão "Die Welt", a Comissão Europeia concluiu que o Grupo VW violou as leis de consumidores em vinte estados membros da União Europeia, ao falsear os testes de emissões…

A comissária europeia com o pelouro da defesa dos consumidores, Vera Jourova, procura ainda uma solução construtiva juntamente com a marca, sem ter de decretar qualquer medida à força. Mas reafirmou que deseja que a VW aplique aos consumidores europeus o mesmo tipo de compensações que ofereceu aos norte-americanos. O problema para a VW é que, na Europa, há 8,5 milhões de veículos afectados, contra os cerca de 500 mil nos "States"…

"Não é minha intenção tomar medidas duras sem uma comunicação aberta e sincera com a empresa", disse Jourova. "Não quero anunciar uma abordagem dura. Quero que eles analisem a legislação que se aplica e que percebam o que têm de fazer". Uma das alegadas ilegalidades refere-se a publicidade enganosa, em relação às emissões anunciadas pela marca, depois de se saber que os testes eram falseados… Eis um problema que se colou à VW e que tão depressa não vai… desgrudar!
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