Pesquisa
Actualidade

Limites de velocidade começaram nos 16 km/h

12:26 - 07-07-2017
  124
Limites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/h
Limites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/hLimites de velocidade começaram nos 16 km/h
Quase todos os países têm os seus limites de velocidade, especialmente na Europa, onde as excepções são a britânica Ilha de Man (Reino Unido) e as auto-estradas alemãs, onde, não havendo limites estabelecidos, há cada vez maiores extensões limitadas pelas autoridades.

O controlo desses limites é feito por radares de vários tipos. Esta tecnologia também é antiga, já que a primeira patente foi noticiada em 1905 pela revista americana Popular Mechanics, que referia uma "câmara para caçar os automobilistas". Contudo, o primeiro sistema automático só surgiu em 1950, altura em que a empresa holandesa Gatsometer BV criou um aparelho para medir a velocidade em curva do carro do seu fundador Maurice Gatsonides, um piloto de ralis. Foi este aparelho que deu origem aos sofisticados radares modernos.

O Reino Unido foi pioneiro na imposição de um limite de velocidade de 16 km/h (10 mph), numa altura em que o automóvel ainda era algo pouco conhecido. A maioria dos veículos era movida a vapor, mas os acidentes repetiam-se com uma tal frequência que a medida se tornou ainda mais restritiva em 1865 quando o limite foi reduzido para 6 km/h na estrada e para apenas 3 km/h nas povoações, para além de ter passado a ser obrigatório que cada veículo fosse precedido por um homem agitando uma bandeira vermelha (ou uma lanterna) para avisar os peões e os cavaleiros da sua aproximação (ver galeria).

Esta regra manteve-se até 1878, quando a pressão do número crescente de veículos automóveis e a melhoria das estradas levou ao aumento da velocidade permitida para 23 km/h, ao mesmo tempo que foram dispensados os batedores pedestres.

A promulgação da Locomotives on Highways Act veio a abrir as portas à realização das primeiras provas desportivas no Reino Unido e à corrida Londres - Brighton, uma das mais antigas competições do mundo que se realiza desde 1927, embora actualmente esteja apenas aberta à presença de automóveis clássicos.

Como a lei é para se cumprir, a história recorda que o primeiro automobilista a ser multado por excesso de velocidade foi Walter Arnold, residente em East Peckham, no condado de Kent. Este "louco" da velocidade foi detectado, a 28 de Janeiro de 1896, a uma velocidade de cerca de 13 km/h, ultrapassando em mais de 3 km/h o limite em vigor. A história recorda que pagou um xelim, para além das custas de tribunal.

TEMAS:

Radares
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.