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Leilão movimentou 25,6 milhões de euros

10:37 - 12-09-2016
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O leilão anual da RM Sotheby’s em Londres já é uma tradição ao nível destes eventos, e desta feita os valores atingidos mostram que este tipo de negócio "está em alta".

Um Aston Martin DB4 de 1960, um Porsche 911 GT2 de 1995 e um Ferrari 250 GT Cabrio Pininfaria de 1960 foram os que atingiram os valores mais altos. Os três somados garantiram 6,675 milhões de euros, o que mostra que os automóveis clássicos são cada vez mais objecto da cobiça dos investidores, porque por muito que se goste de automóveis não há paixão que resista a estes valores... Passaram pelo leilão 86 automóveis e, se nem todos vendidos, foram pagos 25,603 milhões de euros, antes de taxas e impostos.

O Aston Martin DB4 de 1960 foi o modelo mais disputado e aquele que atingiu o valor mais elevado (2,848 milhões de euros). É um dos 75 que foram produzidos e, apesar de nunca ter sido restaurado, mantém um aspecto impecável o que justifica o preço que contrasta com o de um outro DB4 Convertible que se ficou pelos 1,26 milhões de euros. Equipado com um motor de seis cilindros com 3,67 litros de cilindrada de 302 cv de potência, era um dos desportivos mais performantes do seu tempo, rivalizando com os Ferrari 250 GT.

Um Porsche 911 GT2 de 1995 foi vendido por 2,185 milhões de euros. Foi a vedeta de uma colecção privada de modelos dos anos 90 da marca alemã. Atingiu um valor nunca pago por um modelo semelhante. O Type 993 foi um dos últimos a contar com o motor boxer turbo de 3,6 litros e 430 cv, com refrigeração por ar. Foram produzidas 194 unidades, 57 das quais homologadas para andar na estrada e esta é uma delas. Foi encomendado em Outubro de 1994 e entregue em Fevereiro do ano seguinte. Toda a história está documentada, e isso também vale dinheiro. Mas este coleccionador também vendeu em Londres um 911 Turbo S Lightweight de 1993 (1,153 milhões de euros), um Carrera RS de 1993 (848 mil euros) e um Carrera RS Clubsport de 1995 (476 mil euros).

O FERRARI GT está entre os modelos mais carismáticos da marca de Maranello, e um Cabriolet Pinifarina de 1960 foi vendido por 1,52 milhões de euros. Foi a 33ª das 201 unidades produzidas. O chassis 1881 GT foi entregue a Pininfarina a 24 de Março de 1960 e o descapotável ficou entregue a 7 de Junho a Angelo Moratti, proprietário de uma refinaria na Sardenha e mais tarde presidente do Inter de Milão. O Ferrari passou pela Suíça e pela Alemanha antes de chegar a Londres, onde foi novamente vendido.



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