A Jaguar Land Rover também está a trabalhar nos futuros automóveis de condução autónoma mas… um passo à frente: sendo a Land Rover uma histórica marca especializada em veículos 4x4 e tendo agora a Jaguar um SUV, a ideia é que a condução autónoma possa também ser utilizada em condições todo-o-terreno!
Se já é complexo colocar um carro a controlar-se a si próprio em estradas de asfalto assinaladas nos sistemas de navegação e bem marcadas, quando as abandonamos é todo um mundo de dificuldades que se abre. Para isso, a Jaguar Land Rover está a desenvolver todo um conjunto de novos sensores para dotar esses futuros modelos de um elevado nível de inteligência artificial que lhes permita ler o terreno a toda a sua volta e tomar as melhores decisões.
A marca reivindica que a combinação de câmaras, ultra-sons, radares e sensores laser consegue uma identificação das superfícies e uma "construção" tridimensional tão avançada que o carro consegue "perceber" as características do caminho até à largura de um pneu, mesmo com muita chuva ou até neve! E, desta forma, recolher todas as informações necessárias para controlar o seu caminho.
Os sensores ultra-sónicos conseguem fazer um "scan" da estrada cinco metros à frente do carro, adaptando o sistema Terrain Response que equipa os Land Rover ao tipo de piso que irá encontrar logo a seguir. Por outro lado, o condutor programa o sistema com a altura do carro (incluindo caixas de transporte no tejadilho ou até bicicletas) e este emite um alerta se aparecer algum obstáculo à frente que não permita a sua passagem. Outro sistema adapta automaticamente a velocidade do veículo ao tipo de terreno que está a "pisar".
A Jaguar Land Rover está ainda a desenvolver um dispositivo ideal para os passeios todo-o-terreno com os amigos, o Off-Road Connected Convoy, pois consegue "ligar" vários carros que passam a funcionar em função uns dos outros. A comunicação entre os carros inclui não só a posição de cada um mas até a regulação das suspensões que cada um usa a cada momento, o nível de aderência e o modo do Terrain Response em utilização.
Uma vez mais, a tecnologia para a condução autónoma parece estar já muito próxima da perfeição, mas a marca não adianta quando a disponibilizará. Até porque não dependerá de si, pois há toda uma legislação a criar antes de os veículos autónomos serem uma realidade. O que deverá demorar ainda uns bons anos…