A SEAT poderá estar a considerar o lançamento de um SUV de grandes dimensões na viragem da década, procurando alargar a sua oferta naquele tipo de automóveis, agora que se está a estrear com o
lançamento do Ateca.
No fundo, foi esse o primeiro passo dado pela marca espanhola, quando apresentou, no salão de Genebra do ano passado, o "concept" 20V20, precisamente um SUV mas de dimensões claramente superiores ao Ateca: tem 4,66 m de comprimento contra os 4,36 m do modelo agora comercializado.
A SEAT está, obviamente, interessada na hipótese, até por representar uma possibilidade de alargar o seu leque de clientes. Mas, segundo o responsável da SEAT no Reino Unido, Richard Harrison, confidenciou à revista britânica "Autocar", há ainda muito trabalho a ser feito antes de esse passo poder ser dado:
"Hoje vendemos carros que cobrem 52% do mercado, no final de 2017 esse número subirá para os 80%, o que será uma excelente base de partida para o que se seguirá".
E é nesse "o que se seguirá" que entra o tal SUV grande que o protótipo 20V20 antecipou:
"O grande SUV é interessante. Quando vimos o ‘concept’ ficámos todos ‘queremos um destes para vender!’. Mas, a frio, temos de perceber que esse carro teria um preço que ainda não é aquele que os nossos clientes estão habituados a pagar. Temos de ganhar o direito a poder vender carros desses".
Daí o horizonte para tal lançamento não estar colocado a curto prazo mas mais lá para 2020… tal como aliás parece indicar o nome do próprio "concept car"!