O Lamborghini Urus vai ter na sua gama o primeiro motor híbrido "plug-in" da história da marca de Sant’Agata Bolognese. Será o único híbrido no catálogo da fabricante italiana, sendo que os modelos Huracán e Aventador vão continuar a ser "oferecidos" com motores naturalmente aspirados V10 e V12, respectivamente.
Além de ser o primeiro híbrido, este Urus também será o primeiro "touro" italiano a utilizar um motor turbo, mais concretamente um V8 biturbo de 4,0 litros.
"Um turbocompressor é completamente obrigatório para o Urus", afirmou Maurizio Reggiani, chefe da pesquisa e desenvolvimento da "Lambo", explicando que como se trata de um SUV com bastante peso, é preciso conseguir gerar enormes capacidades de binário.
Esta questão levanta a possibilidade da utilização de um bloco diesel, mas Stefano Domenicali, CEO da Lamborghini, já veio dizer que não existem planos para o desenvolvimento de um Urus diesel. Porém, o mesmo responsável pela marca do touro não desmentiu a hipótese de poder surgir um Urus totalmente eléctrico.
Certo, para já, é que o Urus terá o ADN da marca de Sant’Agata Bolognese. Pelo menos é isso que defende Maurizio Reggiani, que afirmou que o Urus será um
"verdadeiro Lamborghini". Sem entrar em grandes detalhes, Reggiani adiantou ainda que a versão de produção será
"muito melhor dentro e fora" face ao concept apresentado em 2012.
"Queremos ser líderes e ter a possibilidade de mudar as regras do jogo", atirou Reggiani, admitindo que o foco do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Lamborghini está focado na potência, no peso e na aerodinâmica.
É esperado que o Urus chegue ao mercado ainda em 2018. Porém, resta saber se a porposta híbrida vai estar disponível assim que o modelo for anunciado ou se será introduzida mais tarde.