A competição nunca foi uma grande aposta da Lamborghini, apesar de Ferruccio Lamborghini, o fundador da marca, ter participado em provas como as "Mille Miglia". Talvez seja a única marca italiana que passou ao lado do desporto automóvel, onde só apareceu com pompa e circunstância entre 1989 e 1993, quando era controlada pelos americanos da Chrysler que assumiram a produção de um motor para a Fórmula 1 que nunca teve sucesso…
Hoje a Lamborghini faz parte do Grupo VW e é gerida por Stefano Domenicali, o ex-responsável pela Scuderia Ferrari. A competição está nas veias de Domenicali e, se a grande prioridade actual da Lamborghini é a produção e o lançamento do SUV Urus, que pode permitir duplicar o volume de vendas, há mais mundo para além das estratégias imediatas e o desporto automóvel está na "pole-position".
O Grupo VW tem um importante "know-how" no universo dos GT3. A Bentley está presente com o Continental GT3 e a Audi com o R8 LMS, mas apenas a Porsche dá a cara a nível oficial com o 911 RSR que compete no nível mais alto do Grupo GT3, onde tem adversários com o peso do Ferrari 488, o Aston Martin Vantage, o Ford GT ou o Corvette C7.R. Pode ser este o universo onde a Lamborghini poderá vir a marcar presença.
Mas será necessário fazer um importante "upgrade" face às actuais versões utilizadas na competição para poder chegar a um nível competitivo capaz de ombrear com os "tubarões" que militam nas mais afamadas corridas Grande Turismo a nível mundial…