Pesquisa
Actualidade

«José Carpinteiro Albino» – A história do homem que venceu o primeiro Rali de Portugal

08:56 - 23-05-2016
  14
«José Carpinteiro Albino» – A história do homem que venceu o primeiro Rali de Portugal
«José Carpinteiro Albino» – A história do homem que venceu o primeiro Rali de Portugal
Corria o ano de 1967 quando o Grupo Desportivo e Cultural da TAP decidiu internacionalizar o rali que começara por organizar para os funcionários da companhia aérea. No final de uma longa maratona, inimaginável em dureza física para os pilotos que passaram quase três dias consecutivos a guiar, a vitória sorriu a José Carpinteiro Albino, então um jovem piloto a fazer a primeira época completa e que dominava a condução de um Renault 8 Gordini como poucos.

Assim nasceu um nome incontornável do desporto automóvel nacional, não apenas como piloto mas, sobretudo, pela enorme influência que teve, anos mais tarde, enquanto responsável do departamento de competição da Galp, responsável pela atribuição dos patrocínios da petrolífera nacional.

Como piloto, faria ralis, a sua grande paixão, até 1973, numa carreira recheada de sucessos, com um título nacional em 1970, ao volante de um Saab 96 V4. E a incontornável passagem, em 1973 e 1974, por uma das equipas mais profissionais que o automobilismo nacional conheceu, o Team Fiat Torralta, em que correu com os Fiat 125 S e 124 Spider.

Mas seria a partir de 1987, ao ficar responsável pelos apoios da Galp à competição, que José Carpinteiro Albino mais agitou o desporto automóvel nacional. Em especial pelo forte apoio dado aos nossos maiores pilotos para arriscarem carreiras internacionais. Nomes como Pedro Lamy, Rui Madeira, Carlos Sousa, Pedro Couceiro, Manuel Gião ou Álvaro Parente, entre tantos outros, começaram as suas carreiras apoiados pela Galp e como apostas quase pessoais de Carpinteiro Albino que sabia reconhecer «a léguas» um piloto talentoso.

É a história deste homem que mudou por completo o panorama do automobilismo português que se conta no livro «José Carpinteiro Albino», das Edições Vintage, em 122 páginas profusamente ilustradas, da autoria de Sérgio Veiga. Uma história apaixonante acerca da… paixão deste grande piloto de ralis por tudo o que eram automóveis, desde as competições «a sério» aos passeios de Clássicos com o R8 Gordini com que tinha entrado na história do automobilismo nacional, ao vencer o I Rali TAP. E passando pelo seu infindável «hobby» de montar miniaturas, com uma colecção de mais de meio milhar, algumas de um detalhe quase… inacreditável!
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.