Jerry Seinfeld foi ilibado por uma juíza do tribunal distrital de Manhattan, Nova Iorque, da acusação de ter roubado a ideia de Comedians in Cars Getting Coffee, o seu actual projecto televisivo. Alison Nathan considerou que o director Christian Charles, autor da acção judicial, deixou ultrapassar o prazo legal para o efeito.
A história conta-se em poucas linhas. No início do ano passado, Charles avançou com um processo contra o criador da série Seinfeld por roubo de direitos de autor. Em causa estava uma proposta para uma comédia passada dentro de um carro.
O queixoso explicou que, em 2002, apresentou ao comediante o projecto Two Stupid Guys in a Stupid Car Driving to a Stupid Town (Dois Idiotas num Carro Idiota a Guiarem até uma Cidade Idiota).
A ideia foi recusada por Jerry Seinfeld mas o realizador assegurou que, em 2011, foi por ele contactado para desenvolvê-la, tendo daí "nascido" um episódio-piloto dirigido por si.
O projecto acabou por "morrer" na praia, aparentemente por Charles querer um estatuto e uma compensação financeira superior ao que Seinfeld estava disposto a conceder.
O juiz justificou a decisão por o alegado crime já ter prescrito, já que o director esperou seis anos para avançar com a acção judicial a reclamar a autoria do projecto (o limite são três anos).
Entretanto, em 2012 estreou Comedians in Cars Getting Coffee, cuja 11ª temporada pode ser seguida no Netflix desde 19 de Julho.
Chris Rock, Ricky Gervais, Eddie Murphy, Tina Fey, Kevin Hart, Jon Stewart e Ellen DeGeneres foram alguns dos nomes que já passaram pela série a bordo de modelos clássicos que fazem parte da história do automóvel.
Barack Obama, na altura ainda como presidente dos Estados Unidos, foi em 2015 uma das presenças mais aplaudidas, nem que fosse por o episódio ter sido gravado a bordo de um Chevrolet Corvette Stingray de 1963.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?