Para os fãs da Jeep temos uma boa e uma má notícia: a boa é que a marca não deixou passar em claro o 75.º aniversário da data em que "tudo" começou, assinalando-o com um modelo muito especial; a má é que… só foi feita uma unidade desta versão comemorativa do Jeep Wrangler 75th Salute!
Trata-se, na verdade, de um protótipo feito com base no actual Wrangler Sport, com motor V6 de 3,6 litros e caixa manual de seis velocidades. Mas profundamente alterado para se parecer com o seu "bisavô" que foi decisivo no decurso da II Guerra Mundial, pela fácil movimentação que permitiu às tropas Aliadas: porque além de norte-americanos e britânicos, até os soviéticos receberam alguns milhares de jipes Willys para a ofensiva contra os nazis!
Foi a 15 de Julho de 1941 que a Willys-Overland Co. assinou o contrato de fornecimento do exército norte-americano com o seu Willys MB, rapidamente designado pelos soldados como Jeep – e, aqui, as teorias para o aparecimento do nome são inúmeras!
O exigente caderno de encargos pedia um veículo de quatro rodas motrizes e caixa de transferência de duas velocidades, uma distância entre eixos até 1,9 m, peso abaixo dos 590 kg e um pára-brisas que se pudesse baixar. Houve 135 construtores contactados, mas apenas a Willys e a (falida) American Bantam responderam… nos 50 dias exigidos. Foi graças ao potente motor de 60 cv que a Willys acabou por se destacar e ganhar o concurso.
Contudo, a empresa não conseguia produzir o número de carros necessários para o esforço de guerra. E o governo norte-americano pôs a Ford a produzir também o Willys, sob a designação GPW, enquanto o da Willys era o MB. Ao todo foram construídos, só durante a II Guerra Mundial, cerca de 648 mil jipes Willys!
Três quartos de século depois desse marco histórico, a Jeep revisitou o Willys original com o protótipo Wrangler 75th Salute. Retirou-lhe as portas e o pilar B, colocou-lhe pára-choques em aço com ganchos de reboque, bancos "à antiga" sem encostos de cabeça, fechos no "capot", roda sobressalente pendurada na porta traseira e grandes pneus "off-road" em jantes de 16’’. O toque final foi dado pela óbvia pintura em verde azeitona e os autocolantes semelhantes aos do original. Uma homenagem como o velho Willys bem merecia!